EducaçãoRio Grande do SulSaúde

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de obstetrícia

Em convênio assinado nesta segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática na área de obstetrícia.

Conforme o cronograma, já a partir de junho os estudantes de graduação e residência das escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida (Esmed e ECSV) podem iniciar as questões operacionais de inserção em campo. Como o convênio abrange dois hospitais da Rede em Porto Alegre, o Divina Providência e o Independência, segundo o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, a médio prazo outras áreas poderão ser incluídas para práticas de outros cursos da universidade.

O convênio inclui a realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, realização de cursos e programas de capacitação, estágios e quaisquer outras atividades julgadas de interesse ou de conveniência pelos envolvidos nas áreas de saúde.

Segundo o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, este, que é o terceiro convênio firmado pela PUCRS com instituições hospitalares em 2020, amplia ainda mais a atuação da comunidade acadêmica nos atendimentos de Saúde da capital.

Demais hospitais

Além deste, outros dois convênios recentes firmados pela PUCRS com hospitais da capital visam ampliar os campos de prática de profissionais de saúde em formação em 11 cursos de graduação e pós-graduação, além de qualificar os atendimentos à população e unir forças em pesquisas de alto impacto.

Com a Santa Casa, o propulsor é o projeto de desenvolvimento do Centro de Medicina Fetal desta instituição, que envolve toda a linha de cuidado na área materno-infantil e, com maior ênfase, às complexidades. Já o convênio firmado com o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) prevê atuação conjunta no setor de internação e emergência pediátrica. Eles se somam ao termo de cooperação para ensino já existente com a Secretaria Municipal de Saúde, que envolve os hospitais de Pronto Socorro (HPS) e Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Para atuações específicas das escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida (Esmed e ECSV), há ainda um convênio com o Grupo Hospitalar Conceição e outros 200 convênios com diferentes entidades e espaços de atenção à Saúde em Porto Alegre.

Botão Voltar ao topo