Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Centro de Bem-Estar Animal de Canoas realizou mais de 10 mil atendimentos

Local passou por reforma da estrutura física e incremento de investimentos em maio de 2018 e se tornou referência para os canoenses

Dois anos se passaram desde a reinauguração do Centro de Bem-Estar Animal de Canoas (CBEA) e os resultados dos trabalhos surpreendem. Neste período, o local realizou 10.039 atendimentos, entre castrações, atendimentos clínicos e de emergência. Além disso, foram promovidas 19 blitze de Proteção Animal, cujo objetivo foi coibir maus-tratos, 27 feiras de adoção, 302 adoções de cães e gatos, 34 adoções de cavalos, além de 111 equinos microchipados.

Conforme o prefeito Luiz Carlos Busato, o serviço de qualidade ao canoense e aos animais albergados só é possível graças à reforma realizada pela atual gestão em toda a infraestrutura do CBEA, com a aplicação de R$ 407 mil nas obras. “Além da reforma, o local ainda recebeu incremento nos investimentos, garantindo a disponibilidade de tratamento adequado, com medicamentos, insumos e aumento do número de pessoas para trabalhar no local”, destacou Busato.

Reforma e reinauguração

O CBEA foi reinaugurado em maio de 2018 após passar por uma série de reformas estruturais, com a ampliação dos canis, além da construção de dois novos, totalizando mais 34 boxes. Outra novidade com a reforma é o pet play, que é um local para socialização entre os animais albergados, com brinquedos que possibilitam a reabilitação e exercícios.

Referência para os canoenses e cidades da região

Após os investimentos da atual gestão, o CBEA passou a ser referência para os canoenses e demais cidades da região, que procuram o local para conhecer a metodologia de trabalho e as melhorias realizadas. Todos os animais abrigados passaram por exames clínicos e laboratoriais, foram castrados, chipados, vacinados, desverminados e possuem coleiras antiparasitárias. A dedicação, porém, não é apenas para os animais. Os funcionários do Centro também passaram a ser valorizados com capacitações que são realizadas mensalmente.

Como o CBEA foi encontrado

Em janeiro de 2017, a situação no Centro de Bem-Estar Animal era preocupante. Faltavam medicamentos, havia poucos profissionais para atender a demanda, superlotação dos canis, metade dos animais não estava castrada, não havia protocolos de higienização, nem histórico e prontuários dos animais, faltavam equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários e, o mais grave, havia uma infestação de ratazanas no local, o que ameaçava a saúde dos cachorros, funcionários e visitantes.

O que é o CBEA?

O Centro de Bem-Estar Animal é um espaço destinado ao atendimento e castração de animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. O Centro não recolhe animais e nem realiza atendimento veterinário gratuito a animais que tenham tutor. Somente ingressam os animais que, em virtude de maus-tratos, sejam retirados dos tutores, os quais responderão criminalmente por seus atos e os animais, após recuperados, são destinados à adoção. O CBEA não é um hospital veterinário; seus objetivos são o incentivo às adoções e a castração dos animais, com a finalidade de reduzir a população de animais de rua no município.

Botão Voltar ao topo