Caxias do SulSaúde

Hospital de Caxias realiza a primeira transfusão de plasma convalescente

Idoso de 63 anos, internado na UTI do Hospital Virvi Ramos com Covid-19, recebeu a doação na noite dessa terça

O Hospital Virvi Ramos realizou a primeira transfusão de plasma convalescente na noite dessa terça-feira (26) em um idoso de 63 anos, morador de Garibaldi, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há três semanas, sendo as duas últimas sob ventilação mecânica. Foram duas bolsas de plasma, uma de 199 ml, transfundida às 23h20min e a outra de 202 ml, às 00h12min. O procedimento terminou às 01h50min, sem intercorrências. A equipe monitora o paciente e acompanha as respostas do tratamento. Essa é a primeira transfusão de plasma convalescente na tentativa de auxiliar a criar anticorpos em um paciente diagnosticado com Covid-19 do Estado.

Publicidade

O plasma foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) na segunda-feira, dia 25. O doador é Fábio Klamt, de 44 anos, morador de Porto Alegre. Foram coletados, por aférese, 600 ml de plasma, o qual também foi utilizado para exames antes de ser entregue ao Hospital.

A primeira tentativa de transfusão de plasma não aconteceu por incompatibilidade entre o doador e receptor.

A aférese é o processo pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se deseja, neste caso o plasma, e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue.

A seleção dos doadores de plasma passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectadas pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs fará triagem e coleta dos interessados e as destinará aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.