Rio Grande do Sul

Gravataí registrou 5 novos casos de Covid-19

Município totaliza 96 casos de coronavírus e 4 mortes pela doença

Gravataí registrou nesta terça-feira (2), 5 novos casos, totalizando 96 confirmados com a covid-19. Dois deles são pacientes do sexo feminino, de 17 e 50 anos, que fazem parte da família de um caso confirmado anteriormente. Ambas estão internadas na enfermaria do Hospital Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa, em Porto Alegre.

Um dos casos se trata de um homem de 55 anos, que está internado na enfermaria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, também em Porto Alegre. Além desses, um homem de 61 anos e uma mulher de 37 anos também testaram positivo para a doença. Os dois cumprem isolamento domiciliar, em casa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é responsável por monitorar todos os casos.

Outros casos

Na segunda-feira (1), Gravataí registrou oito novos casos de coronavírus. Durante a manhã, três casos foram noticiados. Desses três, o mais grave é o de uma mulher de 39 anos, que apresenta o quadro de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), e está internada na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório.

Os outros dois casos são de um homem de 28 anos, que é contato de um caso confirmado em Porto Alegre e uma mulher de 55 anos, que realizou teste na rede privada de saúde. Ambos se recuperam e estão realizando a quarentena em casa.

Além dos três já noticiados durante a manhã de ontem, na tarde, mais casos foram anunciados. Quatro membros de uma família, que estão assintomáticos, foram testados por ser contato de um caso confirmado. Eles são um homem de 29 anos, uma mulher de 24 anos e dois meninos de 4 e 2 anos.

Já o caso 91 é um homem de 63 anos, que está internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde realiza tratamento para leucemia.

No sábado (30), dois casos de Covid-19 foram confirmados. Um deles é uma jovem mulher de 23 anos, profissional da área da saúde, que trabalha na rede privada do município. O outro é um homem de 45 anos. Os dois apresentam quadro estável e fazem quarentena em casa. Já na sexta (29), 5 casos foram notificados, sendo um deles uma idosa de 71 anos, que possui diabetes e doenças cardíacas crônicas.

Dois dos pacientes que também testaram positivo para a doença são da família de uma paciente que foi infectado anteriormente. Trata-se de homem de 51 anos e de uma menina de 13 anos

Além destes casos, foi constada a infecção de um homem de 22 anos, que trabalha em Porto Alegre, local onde o vírus foi transmitido, e de um homem de 41 anos, que apresentou o quadro de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), foi internado, tendo se recuperado e recebido alta. Atualmente, ele está sob cuidados em casa.

Óbitos

A Prefeitura de Gravataí, por meio da sua Vigilância em Saúde (Viemsa), foi notificada pelo Centro de Operações de Emergências do Rio Grande do Sul (COE/RS), no dia 25 de abril, da primeira morte por covid-19. A vítima, uma idosa de 75 anos, possuía residência em Gravataí e estava sendo cuidada por familiares na Serra Gaúcha. Com múltiplas comorbidades, entre elas cardiopatia e diabetes, ela morreu em 24 de abril, no Hospital Conceição, onde estava internada, na Capital.

No dia 19 de maio, foi registrada na cidade a segunda morte pelo vírus. A vítima foi uma mulher de 68 anos, que foi atendida no Hospital Dom João Becker, no dia 11 de maio e transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário, em Canoas. Ela apresentou o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e faleceu em 18 de maio.

Em 20 de maio, o município teve sua terceira morte por coronavírus, uma mulher de 78 anos, que estava internada no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. A paciente possuía como comorbidades hipertensão e câncer de mama. Ela apresentou o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e faleceu em 16 de maio.

Já em 26 de maio, obteve-se a quarta vítima fatal, um homem de 63 anos, que estava internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. O paciente possuía como comorbidades diabetes e doença pulmonar. Ele estava internado na unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 14 do mês.

A vigilância do município está acompanhando o caso e fez contato com os familiares para orientar sobre procedimentos de segurança sanitária, incluindo o isolamento social.

Botão Voltar ao topo