Samu de São Leopoldo completa 13 anos

A população de São Leopoldo se acostumou a ver as ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) cortando a cidade para levar ou buscar pacientes em estado grave. Tudo de forma ágil, humanizada, eficiente e gratuita. A novidade nesse dia 11 de junho, em que o Samu completa 13 anos cuidando dos leopoldenses, é mais um serviço agregado: o transporte de pacientes com a Covid-19.

“Pelo menos um paciente por dia é transportado, Fazemos também o deslocamento entre hospitais da região. Estamos na linha de frente, sempre com cuidado para proteger os enfermos e a equipe para que a gente não se torne vetores. Todos que trouxemos para o Hospital Centenário estão sendo bem manejados, pois montamos uma grande estrutura, bem organizada, para receber esses pacientes”, destacou o enfermeiro Roberto Tyska, coordenador do Samu no município. Ele pede, no entanto, que o serviço seja acionado somente em questões de sintomas graves. Os demais devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O atendimento conta com cinco ambulâncias, sendo três novas titulares e duas reservas, mais uma van como veículo de apoio, além de duas motos titulares e uma reserva no serviço de urgência, especialmente na ampliação das demandas devido o enfrentamento à pandemia.

Sair da versão mobile