No dia 13 de junho, a Comissão Organizadora do Festival de Cinema de Bento Gonçalves divulgou os filmes selecionados pela live Audiovisual em Foco que contou com a presença da atriz e apresentadora Cris Lopes e do secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.
O evento recebeu 37 inscrições de obras nos segmentos curtas-metragens, ficção e documentário nas categorias de Ficção Nacional, Internacional e Documentário. Após a análise inicial dos quesitos do regulamento, a curadoria do Festival, dentre os quais participaram Cris Lopes, e Moreno di Franchesci, diretor de arte e produtor de cinema, chegou-se aos nove selecionados para participar da avaliação final e premiação.
A divulgação dos selecionados já está na página do Festival de Cinema de Bento Gonçalves e o anúncio dos premiados será dia 18 de julho. De 15 a 18 de julho, o Festival realizará lives e atividades sobre o momento do audiovisual mundial.
Sandro Giordani, responsável pela curadoria do Festival, destaca que “lamenta que não seja possível reunir os apaixonados pelo cinema para confraternizar e apreciar as obras selecionadas, mas, a exemplo dos anos anteriores, se espera que na próxima edição se possa realizar uma abertura junto a uma das várias vinícolas de nossa cidade”.
“Devido à pandemia, o Cinema foi uma das Artes mais atingidas. Porém os eventos da área se adaptaram ao momento e seguiram de forma online, dando continuidade ao fomento, incentivo e divulgação do setor como fez o Festival de Cinema de Bento Gonçalves. Isso demonstra o comprometimento de sua missão”, ressalta Evandro Soares.
A 5ª edição do Festival de Cinema de Bento Gonçalves é uma realização Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Trentino Promozioni e conta com o apoio da Secretaria de Cultura.
Site do Festival de Cinema de Bento Gonçalves: https://filmfreeway.com/FestivaldeCinemadeBentoGoncalves
Ficção Nacional
- A Floresta de Malu, de André Grejio de Alencar
- História de Verão, de Nelson Diniz
- O Fantasma do General, de Humberto Petrarca
- Entreolhares, de Ivann willig
- O Canto do Sabiá, de Amanda Mergulhão Ferrari
Ficção Internacional
- Redline, de Kiliána Kilián (Hungria)
- #quarantine, de Nikita Chisnikov (República Tcheca)
- Chateau Sauvignon, de D. M. Night Maire (Estados Unidos)
Documentário Nacional
- Imagens de um sonho, de Leandro Olimpio