Rio Grande do Sul

Passo Fundo retoma castrações com o Programa É o Bicho

Neste primeiro momento, castrações são destinadas a cães e gatos resgatados por protetores

Na manhã desta terça-feira (16), a protetora de animais Marina Silva levou quatro cães para castração gratuita. Ela é uma das protetoras independentes que conta com o suporte do Programa É o Bicho, da Prefeitura de Passo Fundo, para cuidar de cães e gatos resgatados.

Com cadastro na Secretaria de Meio Ambiente, Marina comentou a importância da política pública municipal, que, desde 2014, viabilizou a castração de 3.700 animais. “Castrar é fundamental. Sem procriação, menos animais são abandonados nas ruas e é possível evitar doenças, além de ajudar a cidade”, enfatizou.

Os quatro cães cuidados por Marina estão entre os primeiros animais castrados na retomada do É o Bicho. Em decorrência do coronavírus, o programa foi restabelecido nesta semana em um formato diferente para possibilitar a continuidade do trabalho realizado pela Prefeitura.

O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, explicou que, nesse modelo temporário, os animais não estão sendo buscados com o ônibus nos bairros, mas levados diretamente pelos tutores a uma das sete clínicas veterinárias credenciadas no Município. A autorização e o agendamento são feitos pela Secretaria. “Para não haver aglomerações e podermos cumprir com as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, adotamos essa metodologia”, justificou.

Neste primeiro momento, como fase de teste, as castrações são destinadas a animais resgatados por protetores independentes com cadastro na Secretaria. “Os protetores já estão organizados. Se essa metodologia der certo, ampliaremos à população”, salientou Rubens.

Representante da causa

animal na Câmara, o vereador Rafael Colussi auxiliou no planejamento do formato adotado e ressaltou a importância de as ações terem sequência. “Ouvindo a população e as protetoras, encaminhei ao prefeito um pedido para que o atendimento fosse feito de forma remota. As protetoras realizam um grande e exaustivo trabalho na causa e precisam de ajuda. Agradeço ao prefeito, Luciano Azevedo, por, novamente, atender ao pedido do vereador e da proteção”;, disse.

O Programa É O Bicho atende animais resgatados das ruas e de pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico, tendo foco no controle da procriação de cães e gatos, abrandamento dos maus tratos e diminuição do abandono.

Botão Voltar ao topo