Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Clínica de Saúde da Mulher de Canoas atendeu mais de 17 mil pacientes

Prestes a completar um ano, estrutura foi implantada com um investimento superior a R$ 4 milhões em reforma e compra de equipamentos

A Clínica de Saúde da Mulher de Canoas, inaugurada em agosto de 2019, atendeu mais de 14 mil mulheres e está chegando à marca de 3 mil partos realizados. No local, são atendidas gestantes de alto risco ou que necessitem de avaliação especializada, referenciadas pela rede de saúde, além de mulheres com patologias relacionadas à ginecologia.

Para receber a Clínica de Saúde da Mulher, a Prefeitura de Canoas realizou investimento superior a R$ 4 milhões, em reforma e compra de equipamentos. Com 2.234 m², a Clínica oferece cuidado multiprofissional e estrutura adequada às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), de Canoas e cidades referenciadas.

Além do atendimento ginecológico e obstétrico, a Clínica conta com salas para realização de partos e com a Sala Lilás, que atende mulheres vítimas de violência. No local, também são realizados exames laboratoriais, testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV, em casos de violência, também é ofertada a profilaxia das IST/HIV.

Fotos: Vinicius Thormann

Priscila Azevedo Teixeira teve o terceiro filho na Clínica, o pequeno Rafael, que completa um ano em setembro. “Eu tive complicações na cesárea e só tenho a agradecer a toda equipe médica pelos cuidados. Fiquei cinco dias na Clínica para me recuperar depois dos procedimentos e me senti muito protegida e acolhida”, lembra.

Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a Clínica de Saúde da Mulher representa a realização de um sonho. “Esse era um sonho que tínhamos. Disponibilizar um espaço moderno, confortável e com padrão de hospitais particulares, para dar atenção às mulheres que precisam de atendimento. É uma conquista histórica para nossa cidade”, ressalta Busato.

Instalada no 5º andar do Hospital Universitário (HU), a Clínica de Saúde da Mulher, tem 57 leitos e funciona todos os dias da semana, 24 horas. O Hospital fica na avenida Farroupilha, nº 8001, bairro São José.

Botão Voltar ao topo