Pelotas registrou, nesta segunda-feira (22), a segunda morte ocasionada por Covid-19. A vítima é um idoso de 70 anos, que estava internado havia quase três meses em um hospital privado de Porto Alegre.
O homem, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve teste confirmado para o novo coronavírus em 26 de março. Ele é considerado o segundo morador de Pelotas positivo para infecção pelo Sars-CoV-2. Dois dias após testar positivo, ele foi internado no Hospital-Escola da UFPel . No dia 29 de março, acabou transferido, a pedido da família, para a instituição de saúde na capital gaúcha, onde permaneceu na UTI por 85 dias. A morte ocorreu na madrugada desta segunda-feira.
Com esse óbito, a cidade passa a registrar duas mortes de pacientes que estavam em tratamento para Covid-19. O primeiro caso, de uma mulher de 51 anos, ocorreu no sábado (20).
Novos positivos
Pelotas registrou outras cinco novas confirmações para infecção pelo coronavírus nesta segunda-feira. A cidade tem agora 197 casos de Covid-19. Os novos registros são:
- – Mulher, 50 anos (sintomática, isolada);
- – Mulher, 46 anos (sintomática, isolada);
- – Homem, 43 anos (sintomático, isolado);
- – Homem, 69 anos (sintomático, internado);
- – Bebê, sexo masculino, 8 meses (assintomático, isolado).
Do total de casos, 145 são pacientes recuperados, 47 estão em isolamento domiciliar e três internados em hospitais.
A SMS aguarda o resultado de 24 exames, em análise no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).
Internados
Quatro pacientes estão internados para tratamento da Covid-19 em unidades de saúde no município. Um é morador de outra cidade da região. São eles:
- – Homem, 47 anos, positivo para Covid-19 (hospital particular);
- – Mulher, 67 anos, positivo para Covid-19 (Enfermaria Covid do HE-UFPel, moradora de Capão do Leão);
- – Homem, 67 anos, positivo para Covid-19 (UTI Covid do HE-UFPel);
- – Homem, 69 anos, positivo para Covid-19 (UTI Covid do HE-UFPel).
A idosa, de 79 anos, moradora de Piratini, com teste positivo para o vírus, teve alta hospitalar e foi encaminhada para casa. A mulher, de 62 anos, negativou para infecção pelo novo coronavírus. Ela permanece na enfermaria Covid do HE-UFPel para cumprir protocolo clínico.