Rio Grande do Sul

Esteio orienta comerciantes durante bandeira vermelha

Uma equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), realizou, nesta tarde (23), uma ação de orientação e fiscalização em estabelecimentos de Esteio. A iniciativa, organizada após a mudança da classificação no distanciamento controlado da bandeira laranja para a vermelha, tem como principal objetivo informar os comerciantes a respeito das novas medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) que entraram em vigor nesta terça, como, por exemplo, restrições para atendimento ao público, sobretudo em atividades consideradas não-essenciais.

A mudança da classificação da região de que Esteio faz parte no distanciamento controlado foi oficializada na segunda-feira (22) pelo Governo do Estado. É a primeira vez, desde que o modelo foi adotado, que a cidade foi colocada em bandeira vermelha. A categoria indica uma piora nas condições da doença e a necessidade de mais atenção, por todos, aos cuidados de prevenção, como usar máscara ao circular, evitar aglomerações, manter a distância entre pessoas, fazer a correta higienização das mãos e, se possível, ficar em casa.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (22) Esteio registra 163 casos confirmados de Covid-19, com 61 pacientes em recuperação, 96 curados e seis óbitos. Outros 214 casos constam como suspeitos e 2.859 foram descartados, com resultado negativo para coronavírus. Mais de 3,2 mil testes já foram realizados no Município.

Em Esteio, por força do Decreto Municipal nº 6.601/2020, de 11 de maio de 2020, a adoção das regras determinadas pelo Estado é automática. Os protocolos e os critérios para funcionamento do comércio e de serviços na cidade podem ser conferidos em cartilha atualizada pela Prefeitura.

Além disso, a Administração Municipal também disponibiliza planilha para cálculo do teto de operação e de ocupação. Basta que o empreendedor informe a sua atividade econômica e os dados solicitados da sua empresa, e a tabela informará o número máximo de trabalhadores, clientes e pessoas para as atividades em geral, bem como os quantitativos máximos de outros parâmetros para atividades específicas. Após fazer o cálculo, o empresário pode preencher o cartaz específico para sua atividade, disponível nas últimas páginas da cartilha, e afixar na entrada de seu estabelecimento comercial.

A nova avaliação da situação das regiões acontecerá nesta quinta-feira (25), com divulgação das bandeiras preliminares na sexta (26). Caso haja melhora nos indicadores e o governo gaúcho defina uma classificação mais branda, a mudança das restrições ocorre a partir do sábado (27). Do contrário, seguem vigentes as determinações atuais.

Botão Voltar ao topo