NotíciasRio Grande do Sul

Vendas aquecidas para vinhos produzidos na zona rural de Pelotas

Cotação elevada do dólar, isolamento social e dias frios são fatores que contribuem para o aquecimento do mercado

As três agroindústrias de vinhos e sucos da zona rural de Pelotas – João Bento, Família Guiot e Camelato – incrementaram a produção em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a registrar o aumento de cerca de 30% na procura. Fatores como a cotação elevada do dólar, isolamento social, temperaturas mais baixas e, inclusive, benefícios à saúde são apontados como responsáveis pelo aquecimento do mercado.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanha a área de agroindústrias. O secretário Jair Seidel salienta que, na colônia de Pelotas, os três empreendimentos de origem familiar produzem vinhos de mesa, que são tributados e estão inseridos no mesmo contexto das indústrias da Serra gaúcha.

“A produção de vinho nacional vem evoluindo substancialmente em qualidade, até mesmo recebendo reconhecimento e premiações. Com a suba do dólar, os vinhos brasileiros tornaram-se mais competitivos no mercado. A produção da zona rural local também registra incremento da procura”, observa o secretário.
O aumento da demanda aquece a produção e a comercialização. Na avaliação de Seidel, o crescimento do consumo, neste período atípico, no qual se somam diversos fatores (dólar, pandemia, inverno e benefícios à saúde), “será positivo para que o consumidor garanta sua preferência no futuro. Isso pode ter um reflexo positivo, impulsionado pelo contexto atual”.

Conheça a produção local

Além de movimentar o mercado de bebidas, as agroindústrias locais de vinhos e sucos são geradoras de empregos diretos e indiretos.

* João Bento – agroindústria familiar de vinhos e sucos localizada no 8º distrito, Rincão da Cruz. Produz as linhas de vinho de mesa fino branco moscato, tinto bordô, tinto bordô suave e rosé de mesa seco.

A distribuição é feita em 60 pontos da cidade, inclusive no Mercado Central, além de municípios da região. Nos meses de abril e maio deste ano, a agroindústria registrou o acréscimo de 30% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.

* Família Guiot – agroindústria familiar de vinhos e sucos – localizada no 3º distrito, Cerrito Alegre. Produz 3,5 mil litros/ano de vinhos de mesa tinto bordô seco.

As bebidas produzidas pela Família Guiot são comercializadas no Mercado Central e na própria sede da agroindústria.

* Família Camelato – 8º distrito, Rincão da Cruz. Produz vinhos coloniais nas variedades bordô, pinot branca e niágara, secos e suaves.

Na Camelato, todo o trabalho é realizado pela família, e as vendas são feitas para mercados, inclusive o Central, fruteiras e outros pontos, além de na própria agroindústria.

Botão Voltar ao topo