Termômetro Digital é usado nas feiras em Caxias

Medidas de prevenção à transmissão do coronavírus são intensificadas com a verificação da temperatura dos feirantes e fiscais

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), passa a controlar a temperatura corporal de feirantes e servidores como medida adicional de prevenção à transmissão do coronavírus nas feiras realizadas no Município. Nesta semana, o termômetro digital já foi utilizado na Feira do Agricultor da Praça das Feiras, em São Pelegrino, e também em outros bairros da cidade. Desde o início das medições não foram identificadas pessoas com temperatura acima da casa dos 36°.

O termômetro vem reforçar cuidados já adotados. “Desde o início da pandemia, a SMAPA definiu algumas medidas em parceria com a Associação dos Feirantes para manter o abastecimento de produtos agrícolas por meio das feiras e, ao mesmo tempo, garantir a saúde e a segurança dos comerciantes e consumidores”, lembra o titular da SMAPA, Valmir Susin. Segundo ele, a Ceasa Serra também segue normas semelhantes com o mesmo objetivo.

Em março, as feiras chegaram a ser suspensas durante uma semana para adequação às medidas. Desde então, feirantes que integram o grupo de risco foram orientados a ficar em casa. Além da distribuição de material informativo, as bancas mantêm distância maior umas das outras e oferecem álcool gel. Há isolamento por meio de fitas, sinalização para manter o distanciamento dos clientes e cartazes sobre prevenção da covid-19. Fiscais orientam sobre os cuidados, principalmente a obrigatoriedade do uso de máscaras.

“As feiras oferecem alimentos direto do produtor em um ambiente ao ar livre. O funcionamento é muito importante devido à oferta de produtos saudáveis para a população, além de garantir a normalidade no abastecimento”, avalia a diretora técnica da SMAPA, engenheira agrônoma Neiva Rech.

Além de todas as medidas adotadas, os locais das feiras no centro, bairros e Ponto de Safra passam periodicamente por desinfecção com peróxido de hidrogênio por meio de equipamento pulverizador adquirido pela SMAPA. O mesmo procedimento vem sendo realizado em dezenas de outros espaços públicos.

Sair da versão mobile