NotíciasRio Grande do Sul

Caxias registra focos do Aedes aegypti em 12 bairros

Sobe para 26 o número de criadouros em Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o número de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, subiu para 26 no município. Ao todo, 12 bairros já registraram a presença do inseto tanto em forma de larva quanto na sua fase adulta, pronto para picar.

As localidades são: Bela Vista, Centenário, Cinquentenário, Cruzeiro, De Lazzer, Kayser, Marechal Floriano, Nossa Senhora da Saúde, Petrópolis, Pio X, Santa Lúcia e Santa Lúcia Cohab. As larvas ou mosquitos adultos foram encontrados, a maioria, em residências. Elas se instalaram dentro de objetos com acúmulo de água parada como pneus, caixas d’água, tambores, tonéis e vasos de planta.

Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental da SMS, explica que, mesmo com o frio, é preciso manter-se vigilante. “No período do inverno a reprodução do ciclo diminui mas, não significa que não vamos correr o risco. Esses ovos, quando houver uma temperatura ideal, vão retomar o ciclo. Lembrando que, neste período de inverno tivemos temperaturas elevadas e o comportamento do mosquito adulto é ficar escondido dentro dos ambientes residenciais”, conclui.

Botão Voltar ao topo