Serra Gaúcha

Bento Gonçalves tem Banco Municipal de Materiais Ortopédicos para pacientes do SUS

Nesta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou, por unanimidade de votos, a instituição, por meio de lei municipal, do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos no município.

Publicidade

Em funcionamento desde meados de junho do ano passado, o banco municipal é constituído por materiais ortopédicos usados e novos, doados pela comunidade, tais como, cadeiras de rodas e de banho, muletas, andadores, bengalas, camas hospitalares, tipoias, próteses, entre outros.

Os materiais são destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o final do tratamento, a pessoa que fez uso do material deve devolvê-lo nas condições em que o recebeu, para que seja emprestado a novos pacientes.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), que é responsável pelo recebimento e pela cessão gratuita de uso dos materiais àqueles que deles necessitam.

“Todos os dias vemos pessoas procurando por esses materiais por não possuir recursos para a aquisição, ao mesmo tempo que diversas pessoas têm eles parados em casa por não terem para quem repassar. O banco possibilita a administração do material, para direcionar conforme necessidade àqueles que mais precisam”, ressalta o secretário interino da SEDES, Wagner Dalla Valle.

O projeto é de autoria do vereador Eduardo Virissimo e conta com a parceria do Rotary Club, do Lions Club, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDEF), da Associação Anjos Unidos e da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF).

Quem tiver material para doar, pode entrar em contato com a SEDES pelo telefone 3055-7337, para agendamento do recolhimento.

O espaço está localizado na parte inferior do Centro de Convivência Infantil (CECI), na Rua Paolo Fenocchio, 16, bairro Universitário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.