Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas adquire armamento para reforçar a segurança pública

Guarda Municipal é uma das mais equipadas do Brasil

Sendo uma das administrações municipais que mais investe em segurança pública, a Prefeitura de Canoas adquiriu e entregou mais 126 armas para a Guarda Municipal, que é uma das mais equipadas do Brasil. Entre elas, 60 são não letais (armas de choque Spark’s), 60 são pistolas calibre 40 e seis são fuzis CTT 40.

Os guardas municipais estão recebendo treinamento para utilizar as armas de choque. O instrutor de tecnologias não letais, inspetor Elizandro Silva, afirma que a instrução é fundamental para o novo armamento, uma vez que as tecnologias avançam e se modificam. “Embora os guardas já fizessem utilização da arma não letal, essa Spark é um modelo novo e conta com muitos diferenciais, como a coleta de dados via wi-fi, bateria blindada, entre outros. Por isso, o manejo adequado dela significa tanto a segurança de quem usa, quanto de toda a população”, destaca.

A iniciativa faz parte de um pacote de investimentos em segurança pública no valor de R$ 20 milhões em equipamentos, armas, viaturas e tecnologia, anunciado pela Prefeitura no início deste ano. No mês de junho, foram entregues 140 computadores para a Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe. Além disso, o cercamento eletrônico do município entrou em funcionamento, com 18 câmeras instaladas em seus limites com as cidades vizinhas para coibir furto e roubo de veículos.

LEIA TAMBÉM: Canoas termina mês sem registrar crime pela primeira vez em quase duas décadas

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, ainda serão entregues 12 motocicletas à Guarda Municipal e à Brigada Militar; equipamentos de proteção, sendo 100 coletes balísticos e 100 capas externas modulares; 90 kits antitumulto; está em fase aquisição equipamentos de rádio digital móvel (veiculares) e rádios digitais portáteis. Além disso, vai ocorrer a ampliação do parque de monitoramento, que contará com aproximadamente de 100 novas câmeras com reconhecimento facial e câmeras para leitura de placas.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, ressalta que o objetivo da atual administração é possibilitar uma infraestrutura cada vez melhor para as forças de segurança do município, com equipamentos de qualidade e sistemas de inteligência. “Em 2017, realizamos o maior investimento em segurança pública feito por um município no Brasil, no valor de R$ 5,1 milhões na aquisição de 45 viaturas. Desde então, não medimos esforços para proteger e oferecer mais segurança para os canoenses”, comenta Busato.

Botão Voltar ao topo