Rio Grande do Sul

Casa do Mel de Progresso será inaugurada nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (8), a Casa do Mel de Progresso dará um importante passo rumo a sua formalização. Em ato que contará com lideranças, representantes de entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar, e produtores, o espaço localizado na Rua Antônio Yorra, número 1.004, na sede, abrirá as portas de forma oficial.

Cedida pela Prefeitura de Progresso, a casa abrigará a estrutura física e os equipamentos para o processamento do mel colhido pelos 11 integrantes da Associação dos Apicultores de Progresso. Na última safra foram colhidas mais de 20 toneladas de mel, retirado de cerca de 1.600 colmeias.

Fundada em 2011, a Associação possui longa trajetória na produção do mel, sempre contando com o apoio do serviço de Extensão Rural e Social, de políticas públicas e de emendas parlamentares, sendo que uma destinou R$ 130 mil para a compra de centrífugas, descristalizadores, decantadora e desoperculadora, entre outros equipamentos. Para que o espaço possa ser oficialmente inaugurado, a Associação deverá encaminhar em breve a inscrição no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e mais adiante no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS).

A conclusão de todas as etapas da formalização possibilitará a comercialização do produto para além do público em geral e de feiras regionais e estaduais, chegando aos mercados institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A extensionista da Emater/RS-Ascar,

A Emater/RS-Ascar, que atua por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, apoia os agricultores em todas as etapas da produção de mel, desde a colocação dos enxames, passando pela colheita, até chegar ao processamento do produto.

Botão Voltar ao topo