NotíciasRio Grande do SulSaúde

UTI2 do Hospital Municipal de Novo Hamburgo reabre para internação de pacientes

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) informa que a UTI2, também conhecida como sala amarela, foi liberada pela instituição nesta terça-feira, dia 7, para a internação de pacientes graves que chegam pela Emergência normal do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH).

A reabertura da unidade foi autorizada pela Administração da FSNH depois de concluídas todas as etapas do protocolo previsto para segurança da área de cuidados intensivos na estrutura hospitalar. O setor passou por higienização terminal e encontrava-se, por último, em fase de desinfecção.

SAIBA MAIS

A Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) assinala que o Hospital Municipal é referência porta aberta para urgência e emergência de trauma, de linha do AVC em neurologia e de alta complexidade em cardiologia para mais de meio milhão de habitantes da região do Vale do Sinos. Diante desse fato, o Centro de Triagem Covid (de acesso pela Rua Henri Dunant) foi aberto em 20 de março para pacientes específicos da doença causada pelo novo coronavírus, oriundos do Município de Novo Hamburgo.

Na Emergência normal do Hospital Municipal (de acesso pela Avenida Pedro Adams Filho) seguem-se os atendimentos de todos os pacientes regulados pelo SAMU mais a porta aberta dessas referidas especialidades. Na emergência normal, ficam as salas vermelha, laranja e amarela. A sala amarela conta com dez leitos de UTI, que são custeados exclusivamente com recursos do Município. Considerando-se que a pandemia já se encontra com transmissão comunitária, pacientes podem adentrar na emergência normal do HMNH, em casos como infarto e AVC, porém, sem sintomas e já sendo pré-sintomátcos da Covid-19.

Tão logo a FSNH teve a suspeita de que havia uma contaminação em área fechada, no caso, a sala amarela, chamada de UTI 2, a direção da FSNH providenciou o bloqueio dessa unidade e a testagem imediata de todos os pacientes. O processo completo foi acompanhado pela equipe de Infectologia e Controle de Infecção do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). De posse dos resultados, houve a realocação dos pacientes e o encaminhamento dos funcionários ao Serviço de Medicina do Trabalho.

De acordo com a FSNH, foram três os óbitos de pacientes, todos idosos, internados na ala amarela. Dos quais, dois sofriam de doenças crônicas e positivaram para Covid-19 e um terceiro negativou, falecendo em virtude de outras comorbidades. A FSNH se solidariza profundamente com as famílias e reitera que casos assintomáticos, incluindo-se os pré-sintomáticos, representam um grande perigo na pandemia.

Botão Voltar ao topo