NegóciosRio Grande do Sul

Agroindústrias cadastradas no Selo Sabor de Bento buscam inovação

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES SE REINVENTAM PARA COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS

Bento Gonçalves/RS – Reinvenção. Essa é uma das palavras que podem definir o momento que estamos vivendo devido à pandemia da Covid-19, seja ela pessoal ou profissional. No caso das agroindústrias, isso não é diferente. De forma a manter a comercialização de seus produtos, os estabelecimentos, com apoio do Poder Público e entidades do setor, tem buscado novas alternativas para se manter no mercado.

Com 36 agroindústrias cadastradas no Selo Sabor de Bento, uma das ações desenvolvidas é o fornecimento de capacitações. Em uma parceria do Sebrae/RS com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) uma qualificação voltada as questões mercadológicas foi iniciada de forma remota, contando com a participação de 19 estabelecimentos certificados.

Os temas abordados são prototipagem de alimentos (criação de produtos), gestão visual (rótulo, marca e embalagem), programa “Mulheres do Agro” (comportamento, organização, controles e gestão), motivação, cooperativismo/associativismo e valor agregado aos produtos.

Dentre as novidades está o desenvolvimento da plataforma de vendas online “Agro em Casa”, aonde as agroindústrias participantes do curso poderão expor e comercializar seus produtos. Seu lançamento está previsto para daqui a 10 dias. A proposta é coordenada pelo gestor de projeto do Sebrae, Aldoir Morais.

“Esta iniciativa se materializa como um importante canal de venda, que usará a internet para se aproximar dos consumidores. As 50 agroindústrias da Serra, sendo 20 de Bento, 20 de Caxias e 10 de Flores da Cunha estão trabalhando de forma colaborativa, formando cestas de produtos variados que serão oferecidos e entregues nas casas dos consumidores, com todos os cuidados necessários que este momento exige. No início o foco é trabalhar no mercado regional, mas em breve o objetivo é atingir a capital Porto Alegre. Pensar grande e agir de forma conjunta, com este espírito empreendedor vamos todos conseguir atravessar este período desafiante e manter firme nossos propósitos de qualidade, segurança alimentar e inovação”, destaca a consultora do Sebrae, Jacqueline Bellé.

Outra alternativa encontrada por alguns produtores da agroindústria familiar é o atendimento por meio de encomendas via ligação ou WhatsApp. A iniciativa é da Emater de Bento Gonçalves, com apoio da SMDA. Os interessados em adquirir os produtos devem entrar em contato com os números disponibilizados para combinar a forma de pagamento e a entrega. São opções de frutas, verduras, legumes, frutas, pães, bolos, geleias, massas, sucos, entre outros, que poderão ser recebidas diretamente nas residências dos munícipes.

Roberto Parisotto, proprietário da agroindústria “Família Parisotto”, que produz capeletti, massas, biscoitos e molhos, a partir das tele-entregas e da divulgação dos produtos na internet obteve um incremento nas vendas.

“A ideia de procurar o cliente através da internet, criando uma página no Facebook, surgiu desde a primeira paralisação da feira, pois tivemos que procurar uma alternativa para não ficar sem renda. Com apoio da Emater e da Prefeitura fomos aprimorando e o pessoal tem gostado muito dessa possibilidade de receber a mercadoria em casa. Agora, toda semana temos os pedidos para entregar antes da feira. Nós estamos nos adaptando bem e os clientes estão satisfeitos. A renda aumentou 40% comparado a quando vendíamos apenas na feira. Estamos oferecendo produtos de qualidade, com rótulo, embalados e agora com essa facilidade de pedir pelo telefone, whatsapp ou facebook e o cliente receber o produto em casa”, ressalta Parisotto.

Além disso, desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou a intermediação com os supermercados para a absorção da produção das agroindústrias. Atualmente, são seis parceiros.

“As agroindústrias, em Bento Gonçalves, são a materialização do espírito empreendedor dos nossos munícipes. O setor público em parceria com entidades parceiras, como Emater, Embrapa, Instituto Federal e Sindicatos Rurais, entre outras, tem investido e acreditado nesse ramo de atividade, disponibilizando toda uma infraestrutura de legislação, conhecimento e incentivos para atendimento desses empreendedores. Tanto isso se concretizou que nosso Município é hoje o que detém o maior número de agroindústrias no Estado. E, no momento em que uma pandemia nos atinge, provocando um reinventar-se, de novo o espírito empreendedor dessa nossa gente se manifesta e encontra alternativas para viver e sobreviver com sua família e seu negócio, mantendo atendimento ao público consumidor”, enaltece o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli.

As agroindústrias cadastradas no Selo Sabor de Bento podem ser conferidas no link: https://bit.ly/2VYILTD

Feira Virtual da Agricultura Familiar

A Emater- RS Ascar disponibilizou um canal entre consumidores e produtores de alimentos que trabalham com vendas virtuais e televendas nos municípios gaúchos, que também traz informações sobre cuidados durante a comercialização e o consumo de alimentos em época de pandemia (Covid-19). Dezenove produtores de Bento participam da iniciativa. Confira: https://www.emater.tche.br/site/fevaf/fornecedores

Botão Voltar ao topo