Porto Alegre

Porto Alegre ganha mais 27 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

A nova ala para tratamento da Covid-19 no Hospital Restinga e Extremo Sul (HRES), com 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 17 de enfermaria, já pode começar a receber pacientes a partir desta segunda-feira, 13. A inauguração foi marcada pela visita, nesta manhã, do prefeito Nelson Marchezan Júnior, que foi recebido pelo presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal’Molin, e pelo diretor-Geral do HRES, Paulo Scolari, e acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol, e pelo secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.

A ampliação do atendimento no HRES, realizada em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, faz parte da terceira fase do Plano Municipal de Contingência Hospitalar de Enfrentamento ao Coronavírus, que contempla a expansão da rede de referência para tratamento da doença na Capital, além da suspensão de cirurgias eletivas. Até o momento, Porto Alegre já destinou 203 leitos UTI exclusivamente para cuidar de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com o prefeito, o avanço na oferta de leitos ocorre na mesma velocidade do aumento da demanda por internações em Porto Alegre. “Até agora, o número de leitos disponíveis para esses pacientes é igual ao número de leitos demandados. Iniciamos pelo Conceição e pelo Clínicas, depois Santa Casa e Hospital Vila Nova, e agora chegamos ao Hospital Restinga”, explica. Mas seguir com o aumento proporcional à demanda só será possível, segundo ele, desde que ocorra um controle da expansão da contaminação na cidade.

Botão Voltar ao topo