Rio Grande do SulSaúde

Bento Gonçalves oferece apoio psicológico para os profissionais da saúde e comunidade

Desde o mês de abril, a Prefeitura de Bento Gonçalves tem disponibilizado apoio psicológico para os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo Coronavírus e para a comunidade em geral. De forma conjunta, os serviços já atenderam mais de 2,5 mil pessoas.

Promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria da Saúde Mental, o atendimento psicológico e psiquiátrico já atingiu mais de 500 funcionários da SMS.

O serviço está disponível de forma presencial na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul, mediante agendamento, e online, por meio do Whatsapp. Além disso, as equipes realizam busca ativa dos profissionais, realizando o suporte psicológico por meio de contato telefônico.

Com relação à linha de apoio de psicológico para a comunidade, a iniciativa é promovida por meio do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II. Desde sua implantação, o serviço já atendeu mais de 2.000 munícipes.

O canal de comunicação com a população é pelo telefone 3055-8523. Pessoas com sintomas de desamparo, ansiedade, tristeza exacerbada inquietude ou outros agravos de saúde mental podem entrar em contato. Durante a ligação, é realizada uma escuta e avaliação de cada caso pelo plantonista. Também são dadas orientações aos familiares. Nos casos considerados graves, com possibilidade de risco de vida, são agendados atendimento presencial.

“Todo ser humano carrega dentro de si um grau de sofrimento. Seu modo de organizar-se em seu cotidiano com seus hábitos, costumes e relacionamentos interpessoais possibilitam a variação dele em maior ou menor grau. Um momento como este o qual estamos enfrentando, de pandemia, traz consigo a característica daquilo que é da ordem do novo, e com isto, potencializa um sentimento de vulnerabilidade e finitude, gerando muita angústia. Nós buscamos através deste espaço oferecer a nossa população um lugar de acolhimento, quer seja pela escuta, quer seja pela presença. Para os nossos trabalhadores da saúde, que vivenciam este ambiente de sofrimento diariamente, queremos cuidá-los para que possam continuar cuidando”, ressalta o Coordenador de Saúde Mental, Maurice Bouwary.

Para os profissionais de saúde, o agendamento presencial é por meio dos telefones: 3055-7302 (UBS Zona Sul) ou (54) 99917-7243, com Tatiane. O atendimento online é pelo (54) 99698-8199, com Francele.

Botão Voltar ao topo