Moda & Beleza

Ramarim lança linha sustentável SNK Up Cycle

A Ramarim, com sede em Nova Hartz (RS), lançou a linha Ramarim SNK Up Cycle, com materiais que seriam descartados para criar dois modelos exclusivos cheios de estilo, e principalmente, com baixo impacto ambiental.

O modelo branco com os dizeres “Think Outside The Box” é produzido com o cabedal em napa (Nature Live) 100% livre de utilização de solvente em sua composição. O calçado recebeu o selo de “Confiança nos Têxteis”, a maior certificação de tecidos ecológicos do mundo (OEKO-TEX).

Já o tênis preto o cabedal é produzido com fios de PET reciclado. A cada par produzido, 2,5 GARRAFAS PET de 2 litros deixam de ser descartadas no meio ambiente. Esse material demoraria no mínimo 100 anos para se decompor.

Os componentes internos são 100% produzidos com resíduos industriais. O solado conta com 30% de material reciclado. O objetivo é chegar a 100%, mas ainda não é possível, pois falta produto no mercado.

A embalagem é feita de papel reciclado e a tinta usada é a base de óleo vegetal e mineral.

Hoje, todos os processos internos da fábrica foram atualizados pensando nos impactos ambientais onde 52% dos resíduos são transformados em energia, e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril. As sobras são transformadas em novos componentes para calçados, sejam eles de couro ou material sintético. Tudo isso é viabilizado por processos realizados dentro da fábrica ou por parcerias com empresas de logística reversa.

Botão Voltar ao topo