Caxias do SulSaúde

Vigilância Sanitária, desde o início da pandemia, já vistoriou 2.630 estabelecimentos

Equipe orientou as pessoas em relação ao decreto, sanou dúvidas e distribuiu material informativo

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde o início da pandemia da Covid-19, em março, já vistoriou 2.630 estabelecimentos. Alinhada ao Plano Municipal de Contingência da Covid-19, a Vigilância Sanitária exerce papel fundamental, pois tem a responsabilidade de fiscalizar e orientar os estabelecimentos, averiguando sempre se há condições sanitárias para o funcionamento, além do controle de infeção de hospitais, clínicas e casas asilares.

Publicidade

Dessa forma, entre suas funções, cabe à Vigilância garantir o cumprimentos dos decretos municipais e estaduais, orientar e estabelecer parâmetros técnicos aos profissionais e estabelecimentos, de forma a diminuir o risco de contágio do vírus e o controle de surtos.

Conforme a diretora técnica da Vigilância Sanitária, Tanara Moraes Isotton, a atuação da equipe tem o objetivo de orientar os estabelecimentos para que desenvolvam medidas de prevenção, de forma educativa. “Nosso foco é orientar os estabelecimentos, empresas e serviços de saúde, garantir que os planos de contingência sejam colocados em prática, o uso de máscara, o distanciamento em filas, a disponibilidade de álcool gel, a limpeza dos ambientes, além de esclarecer dúvidas da população”, explica.

Denúncias do descumprimento do decreto podem ser feitas pelo Alô Caxias, telefone 156. Ainda pelo sac.caxias.rs.gov.br/alocaxias/coronavírus e decreto@caxias.rs.gov.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.