NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul mantém fiscalização de excesso de passageiros

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul informou hoje (16) que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano.

A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da concessionária que administra o serviço. A Secretaria de Trânsito alerta que em virtude de o município ter sido classificado na bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do Governo Estadual, adotou-se a determinação da lotação máxima de 50% do total da capacidade dos veículos. O limite total compreende tanto usuários sentados como passageiros em pé.

Em razão de alterações nos procedimentos, a Secretaria de Trânsito explica que o limite máximo de passageiros permitidos nos ônibus irá alterar de veículo para veículo, de acordo com a capacidade de transportes tanto de passageiros sentados como em pé. Para citar um exemplo, o ônibus com prefixo n° 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas. Como o limite permitido é de 50%, o veículo está autorizado a transportar no máximo 29 passageiros. Por outro lado, o ônibus nº 790 pode transportar 67 passageiros sentados e 90 usuários em pé. No total, são 157 usuários. Na nova determinação, ele terá lotação máxima com 79 passageiros.

Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os usuários que estiverem em excesso são obrigados a desembarcarem dos veículos. Os fiscais atuam nas aproximadamente 85 linhas do Transporte Coletivo Urbano, nas mais diversas paradas da rota. Essas ações ocorrem nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, e fiscalizam as mesmas linhas nos dois turnos, a fim de tabular o real número de passageiros transportados.

Na quarta-feira (15), os servidores da Secretaria de Trânsito fiscalizaram 32 linhas em 238 horários. Foram 42 pessoas em excesso em 10 linhas e em 14 diferentes horários. A L67 – São Caetano foi a que obteve maior número de usuários em excesso, com 09 casos. A segunda linha com maior gargalo foi a L85 – Nossa Senhora das Graças, com 07 passageiros a mais do que o permitido. Os itinerários da L33 – Castelo e da L100 – Pioneiro obtiveram, cada um, 06 pessoas em excesso. A L26 – Bom Pastor teve registro de 04 usuários em excesso.

As L29 – Iracema, L30 – Montes Claros, L45 – Pedancino, L53 – Centenário e L94 – Vêneto foram as que somaram, cada uma, menos usuários em excesso. Foram dois passageiros por trajeto, em sete diferentes horários. No dia, os servidores da SMTTM contabilizaram 6.279 passageiros nos ônibus da concessionária. O excesso diário foi de 0,67% do total de usuários transportados.

Segundo a Secretaria de Trânsito, as fiscalizações nos ônibus irão permanecer por tempo indeterminado.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na quarta-feira:

L02 – Salgado Filho / Ana Rech
L05 – Século XX
L12 – Aeroporto
L16 – Santa Fé
L20 – Fátima
L25 – Galópolis
L26 – Bom Pastor
L27 – Vila Ipê
L29 – Iracema
L30 – Montes Claros
L33 – Castelo
L34 – Belo Horizonte
L38 – Diamantino
L39 – São Francisco
L40 – Jardim das Hortênsias
L43 – Santa Corona
L45 – Pedancino
L51 – Vila Lobos
L52 – Parada Cristal
L53 – Centenário
L57 – Serrano
L60 – Canyon
L67 – São Caetano
L68 – Gauchinha
L70 – Planalto / Rio Branco
L75 – Vila Maestra
L77 – Caravaggio
L84 – Parque Oásis
L85 – Nossa Senhora das Graças
L93 – Colina do Sol
L94 – Vêneto
L100 – Pioneiro

Botão Voltar ao topo