Uma nova estratégia que objetiva oferecer benefícios para a saúde dos profissionais da educação de Osório foi lançado de forma online, na tarde desta quarta-feira (15). O evento aberto para todas as equipes diretivas, contou com a presença das Secretárias da Educação Naura Martins e da Saúde, Silvia Oliveira.
O Projeto Acolhida – Você de Vento em Popa – Tem lugar para mais um no seu Barco? ocorre com base na metodologia de salas de acolhida e escuta para professoras e professores da rede de educação de Osório.
Trata-se de um espaço online, gratuito e coletivo de acolhimento dos profissionais com o objetivo de fortalecer a saúde, incluindo a questão mental, via escuta empática, trocas e metodologias afetivas.
O projeto funciona da seguinte forma:
Cada escola tem um horário pré-agendado pela coordenação do projeto, com informações disponibilizadas a cada equipe diretiva tem
Os grupos semanais têm duração de até 1h30, na primeira fase por três semanas e após, o projeto será reavaliado.
Há o limite máximo de 30 participantes por sala. Para participar, o interessado utiliza o aplicativo Google-Meet, em smartphone, tablet, desktop ou notebook.
Psicoeducação
Esses momentos não são psicoterapia de grupo, nem plantão psicológico. A ideia, segundo a coordenadora da Política Municipal de Saúde Integral da Criança e do Adolescente, a psicóloga Denize Amaral, é proporcionar grupos de encontros, via intervenção psicossocial e em psicoeducação. “Lugar de trocas de afetos entre pares como forma de aliviar tensões cotidianas, possibilitar trocas de experiências, fortalecer as redes de cuidado, realizar práticas guiadas, exercícios de autoconhecimento e autocuidado, com fins de promover bases seguras”.