Após a confirmação, na semana passada, de dois casos positivos entre os profissionais de saúde que atuam no Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar (Cemid), estruturado no Centro de Vigilância em Saúde (CVS), todos os 69 profissionais que atuam na linha de frente de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus no Centro de Vigilância em Saúde foram testados com testes rápidos, nesta quinta-feira (16). Quatro deles testaram positivo.
Os quatro estão assintomáticos e foram afastados do trabalho. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) além de disponibilizar os equipamentos de proteção individuais (EPI´s) desde o início da pandemia, já providenciou a limpeza terminal do local e deverá realizar a sanitização do prédio.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, foram tomamos todos os cuidados e após a confirmação de dois casos positivos na semana passada, a Secretaria realizou a testagem de todos que atuam na unidade, de acordo com os protocolos estadual e municipal para os serviços essenciais na área da saúde. “É bom destacar que esse conjunto de servidores atuam de forma essencial no trabalho de acompanhamento dos casos, já atuam em escalas e ambientes diferentes, pois temos uma preocupação com a saúde de toda a nossa população e de modo muito especial com esses profissionais neste momento tão importante”, afirmou Charão.
O secretário ainda explicou que por serem os casos relacionados entre si, isso configura surto da Covid-19, e como serviço essencial deve manter as atividades tomando todas as medidas previstas em protocolo.