A partir de segunda-feira (20), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, em Pelotas, vai atender, com exclusividade, pacientes adultos que apresentem sintomas de síndromes gripais. A determinação da Secretaria da Saúde de Pelotas é uma medida para, principalmente, evitar o contágio cruzado, ou seja, o contato entre pessoas com sintomas gripais – possíveis contaminados pelo coronavírus –, e pacientes que tenham outros problemas de saúde.
Com a nova determinação, casos relacionados a outras patologias passam a ser encaminhados para o Pronto Socorro (PS). Segundo a secretaria de saúde, Roberta Paganini, tornar o atendimento da UPA exclusivo para casos de síndromes gripais é uma estratégia que mantém o zoneamento realizado no serviço de saúde desde os primeiros casos de Covid-19 registrados em Pelotas.
Para realizar o controle dos doentes que procurarem a UPA, será disponibilizado um serviço de triagem em frente ao prédio da unidade. Um enfermeiro e um técnico em enfermagem farão a classificação da pessoa que procurar atendimento no local, determinando se ela permanece ou deve procurar outro serviço de saúde. A diretora adjunta da UPA Areal, Odineia da Rosa, explica que, após esse primeiro diagnóstico, a pessoa passará por todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e governo do Estado.
Prioridade aos mais graves
Apesar de ser uma das unidades referência para casos de síndromes gripais, a UPA Areal, mesmo com o atendimento exclusivo, permanece sendo um local de transição e não de internação, o que significa que os pacientes só poderão ser mantidos na unidade por 24 horas.
Janela imunológica
Sobre a testagem de quem for classificado como doente de síndrome gripal, Odineia esclarece que só serão testadas as pessoas que cumprirem o prazo da janela imunológica determinado pelos protocolos médicos. “Os doentes graves , que necessitem de internação hospitalar, já têm a coleta do exame PCR feita no momento do atendimento de emergência”, destaca.
Nessa semana, a UPA Areal passou a contar, também, com a realização de exames raio-X, diagnóstico que auxilia na confirmação de patologias ligadas ao trato respiratório. O equipamento começou a funcionar após o Município adquirir um aparelho suporte, capaz de digitalizar a imagem do exame e assim tornar o procedimento mais seguro.
Atendimento infantil
A Secretaria da Saúde mantém o atendimento exclusivo para crianças no Centro Covid – todos os tipos de casos de síndromes gripais. As UBSs são outra alternativa de serviço dedicado a casos de síndromes gripais, sempre no turno da manhã. Também está disponível a Central de Teleconsulta pelo número 0800 6485 319 para tirar dúvidas, fazer os primeiros diagnósticos e encaminhar pacientes.