Parte da população vem contribuindo no combate à Covid-19 através da realização de denúncias para a Guarda Municipal quanto ao descumprimento dos decretos municipais que determinam as medidas preventivas ao novo coronavírus no município. Em pouco mais de dois meses, 2 mil ligações foram feitas ao 153 para relatar irregularidades.
Segundo o levantamento do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, em maio, 567 ligações foram feitas, em junho, 706, e até o dia 10 de julho, 643 pessoas entraram em contato. Os dados mostram que, cada vez mais, a população vem buscando o auxílio das forças policiais para combater o descumprimento, como formação de aglomerações e festas clandestinas.
Para o secretário de Segurança Pública (SSP), Samuel Ongaratto, o canal facilitou a ação para coibir a propagação do vírus na cidade.
“Desde o início da pandemia começamos a adotar um procedimento de monitorar todas as ligações que são feitas de denúncia para o 153 e temos notado um aumento expressivo, especialmente naquelas épocas de troca de bandeira e em lançamento de decreto, pois as pessoas, além de fazerem denúncia, ligam para pedir esclarecimentos sobre o que é permitido e o que não é”, afirma Ongaratto.
De acordo com a GM Nogueira, o serviço na sala de operações cresceu bastante com a pandemia. “Nossa demanda aumentou e é bem diferente do que vínhamos fazendo antes da pandemia. Apesar de ser quase impossível atender todos os telefones, damos o nosso melhor para conseguir oficializar todas as denúncias”, ressalta a guarda municipal.
O serviço do 153 atende 24h por dia, todos os dias da semana.