A prefeitura de Carlos Barbosa, através da Secretaria da Saúde, informou hoje (22) que assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Federal, que tem por intuito disponibilizar medicamentos para o tratamento precoce do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, entre estes medicamentos está a hidroxicloroquina, que possui protocolos específicos de utilização pelo Ministério da Saúde. Ou seja, o paciente precisa apresentar os sintomas da Covid-19 e buscar atendimento médico para que o mesmo faça a avaliação sobre a prescrição da medicação.
O objetivo desta medida não é obrigar o uso dos medicamentos, mas sim disponibilizar aos profissionais da saúde mais esta alternativa de tratamento. A decisão pelo uso é uma conduta do médico e do paciente, através da assinatura de um Termo de Consentimento que pode ser impresso no site pelo link:
https://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2020_07_22_1595426450.pdf
Os medicamentos vão ser disponibilizados na Farmácia Municipal de Carlos Barbosa, que somente poderão ser retirados pelos pacientes que apresentarem a receita médica com a indicação do tratamento e o termo de consentimento. A prefeitura reforça que cabe ao médico definir o que vai receitar ou não ao seu paciente e da importância da assinatura dos documentos. Mais informações pelo fone 3461.8904 na Secretaria da Saúde.