Porto Alegre

Porto Alegre faz nova distribuição de alimentos às famílias de alunos

Em Porto Alegre, as famílias dos alunos das redes municipal e comunitária de ensino começaram a receber da prefeitura nova remessa de alimentos destinados. Os recursos para a aquisição dos alimentos são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal.

As escolas fundamentais distribuem às famílias ovos, frutas in natura e hortaliças em decorrência da suspensão das aulas devido ao novo coronavírus. As comunitárias de educação infantil repassam aos pais ou responsáveis kits padrão por aluno. Na segunda-feira (27), terá início a compra de kits para toda rede municipal de educação, que organizará o seu próprio cronograma de repasse aos alunos. Ao todo, serão cerca de 66 mil estudantes beneficiados.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Mariano Beck, no bairro Jardim Carvalho, que conta com 687 estudantes, repassava os kits aos familiares, nessa terça-feira, 21. “Esses alimentos são importantes para os alunos, porque muitos pais atuam no mercado informal, e perderam os empregos durante a pandemia. Nossa escola oferecia café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, pois temos EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, relata a diretora Elizabeth dos Santos Masera.

Enquanto as sacolas de alimentos eram distribuídas, muitos alunos aproveitavam para pegar as tarefas deixadas na escola pelos professores. Havia 194 sacolas para serem entregues, e as mães ou responsáveis, respeitavam a distância social e usavam máscara de proteção na fila.

Ao término das etapas de entregas, terão sido distribuídas aproximadamente mais 242,752 toneladas de alimentos nas escolas fundamentais (frutas in natura, hortaliças e ovos). Nas infantis comunitárias serão 298,598 toneladas de alimentos não-perecíveis e 13,478 toneladas de gêneros da agricultura familiar, vindos de uma associação de pescadores de Porto Alegre. Este montante se soma às 244 toneladas já distribuídas pela Prefeitura de Porto Alegre.

Botão Voltar ao topo