As equipes das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), com apoio da Força-Tarefa de Fiscalização e da Guarda Civil Municipal realizaram na tarde desta quinta-feira, 23 de julho, a interdição do Supermercado Rissul, localizado na avenida Parobé no bairro Scharlau. Foram constatados dois casos positivos de coronavírus entre os trabalhadores da unidade, com relação entre si, o que configura surto e as medidas sanitárias deverão ser adotadas.
Conforme a Vigilância em Saúde, o estabelecimento passará pelo processo de sanitização completa realizado por empresa especializada e laudo técnico específico. Os trabalhadores positivos já foram afastados e a empresa deverá afastar temporariamente os demais trabalhadores sintomáticos ou que apresentaram sintomas mesmo que leves nos últimos sete dias. Com isso, o mercado poderá reabrir.
A empresa já apresentou a lista dos 105 trabalhadores que deverão ser testados no Centro de Testagem Municipal (CTM), localizado junto à sede da antiga Unisinos na Praça Tiradentes. Só devem se dirigir ao local aqueles agendados pelo serviço de saúde. Demais pessoas que apresentarem sintomas devem procurar as unidades de saúde para atendimento e exame conforme critérios e protocolos.
Pelo decreto de calamidade pública em vigor, as empresas comerciais, industriais ou mesmo de serviço são obrigadas a comunicar os casos positivos em seus funcionários sob pena de multa e demais medidas de descumprimento da norma.
A notificação dos casos deverá ser realizada pelo e-mail cvs@saoleopoldo.rs.gov.br, ou pelo telefone 3589 6556 da Vigilância em Saúde do Município.
A UnidaSul, controladora do Supper Rissul, emitiu nota estabelecendo a posição da empresa frente a ação da Prefeitura de São Leopoldo. Segue a nota:
Supper Rissul da Scharlau passa por sanitizaçãoA UnidaSul, holding que administra o Supper Rissul, informa que intensificou as medidas sanitárias frente a confirmação de um caso de Covid-19 na loja do bairro Scharlau, em São Leopoldo. A unidade está passando por uma sanitização a partir das 18h de hoje e deverá ser reaberta amanhã.
O colaborador já estava afastado preventivamente desde 14 de julho, quando manifestou os primeiros sintomas. A UnidaSul vem acompanhando, através de uma empresa especializada em saúde, o desenvolvimento do caso.
Desde o início da pandemia, a holding está atuando em consonância com todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de atender aos decretos dos governos estadual e municipais, bem como as orientações da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).