Rio Grande do Sul

Alunos de escola de Bento Gonçalves realizam booktrailers

O Ensino Remoto Emergencial trouxe desafios para o formato tradicional de aprendizagem. Desde que professores e alunos precisaram se adaptar a essa modalidade, estão surgindo cada vez mais atividades que utilizam recursos digitais sobre os conteúdos abordados, auxiliando a cognição do aluno na busca de ferramentas que possam expandir o conhecimento.

Em Bento Gonçalves, após os podcasts realizados pelos alunos da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone sobre a supervisão da professora Fabiane Sassi Caio, os estudantes da EMEF Santa Helena estão produzindo booktrailers sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, Ionara Freitas, pelo Ensino Remoto: “sempre incentivei nas minhas aulas o uso destes recursos. Até mesmo porque as gerações que estamos convivendo parecem que tem uma aptidão inerente dentro deste contexto digital”, destaca.

Todas as semanas, nas retiradas dos livros, o grupo fazia um momento para compartilhar impressões a respeito das leituras realizadas e a professora já utilizava conteúdos interativos em sala de aula como um blog, onde colocava atividades, e grupo de WathsApp para a orientação e troca de ideias. Essa vivência facilitou a migração para o Ensino Remoto e na produção de exercícios que aliasse o conteúdo e interpretação.

Tendo como base a circulação de sugestões de leituras, os booktrailers estão tendo uma dimensão além do seu objetivo. Os alunos desenvolvem opiniões, a capacidade de síntese e a criatividade: “cada um encontrou a maneira mais confortável de fazer. E os resultados são muito interessantes e para que realmente cumprisse seu papel em circular as experiências literárias, publicamos no Facebook da escola”.

Para visualizar e acompanhar a produção de booktrailers dos alunos da EMEF Santa Helena acesse a página oficial no Facebook da instituição: https://www.facebook.com/ESCOLA-SANTA-HELENA-BENTO-GON%C3%87ALVES-140277089404875

Botão Voltar ao topo