A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abriu, na manhã desta quarta-feira (29/07), mais 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no Hospital Virvi Ramos. Cada leito terá o custo diário de R$ 2.970,00, totalizando R$ 712.800,00 mensais.
O secretario Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, esteve no local para conhecer a estrutura. “Enfrentamos dificuldades para conseguir equipamentos, os quais, muitos deles, vieram de doações. O próximo agravante é formar a equipe médica, que começa a ficar escassa. O Município não está medindo esforços para abrir mais leitos. Quando ficamos com a taxa de ocupação dos leitos com mais de 80%, por uma semana ou mais, a tendência é abrirmos mais”.
O diretor comercial e de relações institucionais do Hospital Virvi Ramos, Geraldo Rocha, agradeceu a parceria com a Prefeitura. “O Município sempre foi muito solícito e, diante da pandemia, todos trabalhamos muito para não faltar leitos. Agradecemos a confiança”.
Desde o início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura aumentou 114% a oferta de leitos de UTI adulto SUS. O Município contava com 34 e, agora, são 73 leitos de cuidados intensivos. Dos 39 leitos abertos desde 18 de maio, 24 ainda são custeados apenas pela Administração Municipal.
O diretor-geral da SMS, Mário Gregoire Taddeucci, acompanhou a visita.