NotíciasRio Grande do Sul

Pró-Sinos: Guarde a Chuva é tema de palestra virtual em seminário sobre saneamento básico

Evento virtual é promovido pelo Consórcio Pró-Sinos

Depois de ser levado para diversas cidades do Estado e chegar a final do prêmio nacional da ONU Cases de Saneamento 2019, o projeto “Guarde a Chuva – Cisternas nas Escolas” também vai ser tema do Seminário Anual de Saneamento Básico – 2ª Edição, promovido virtualmente no dia 10 de agosto pelo Consórcio Pró-Sinos. A conversa será parte do painel sobre captação de água da chuva, algo que é o foco do projeto que está presente em quase 70 escolas de Novo Hamburgo e auxilia no ensino pedagógico sobre sustentabilidade com a reutilização da água para tarefas de limpeza doméstica. “É sempre uma boa oportunidade poder falar do projeto. Tivemos um resultado muito bom em 2019 e atraiu a atenção de muitas cidades. Esse é um momento em que não podemos fazer nossas ações junto às escolas, mas é uma boa hora para que as pessoas possam conhecer mais sobre o projeto e preparar para colocá-lo em prática quando as aulas retornarem”, comenta a técnica em Química e educadora ambiental Milena Rossetti.

No evento, ela também vai apresentar um vídeo produzido pela Comusa, mostrando um passo a passo de como montar uma cisterna caseira. “É uma oportunidade de fazer na própria casa uma cisterna.”

O que é o Guarde a Chuva?

O Guarde a Chuva – Cisternas nas escolas é um projeto da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo que levou às escolas do Município cisternas caseiras para captar a água da chuva e utilizar em ações educativas com os alunos. Ao todo, já foram 70 cisternas doadas em Novo Hamburgo. No ano passado, a iniciativa foi destaque em Gramado e Porto Alegre. No final do ano, foi uma das finalistas no prêmio Cases de Sustentabilidade, promovido pelo Pacto Global da ONU. O projeto também faz parte do Water Action Hub, o maior banco de dados de projetos de saneamento do mundo.

Botão Voltar ao topo