NotíciasRio Grande do SulSaúde

Lar de idosos é interditado após confirmação de 27 casos de Covid-19

Após notificação por surto de Covid-19 no início da semana pelo Centro de Vigilância em Saúde de São Leopoldo, nesta sexta-feira, 31, todos os idosos e trabalhadores da Geriatria Lar do Idoso, localizado na rua Jacob Wieckert, no bairro Fião, foram testados pelas equipes do Centro de Testagem Municipal (CTM).

Pela análise feita com testes rápidos com amostra de sangue para IGG e IGM, todos os 27 idosos moradores testaram positivo para o novo coronavírus. Além deles, outros 17 trabalhadores foram testados, e destes, 9 positivos. De imediato foi lavrada a interdição total do local, para a desocupação imediata e tomada urgente das medidas de sanitização, conforme o plano de contingência da Instituição.

Os idosos apresentavam apenas sintomas leves, e as famílias foram acionadas pela direção do local para que viessem buscar seus familiares, garantindo o isolamento domiciliar. As famílias foram orientadas a buscar os serviços de saúde conforme necessidade ou avanço de sintomas, considerando que os idosos são do grupo de risco.

Fotos: Scom/PMSL

Ainda, conforme o secretário de Saúde (Semsad), Ricardo Brasil Charão “a medida urgente foi a interdição total do local, já havíamos identificado surto por ter uma trabalhadora e um idoso que veio a óbito como casos positivos, hoje com a testagem pelas nossas equipes não restou outra medida que não fosse a interdição, temos uma preocupação enorme com a saúde da nossa população, especialmente dos idosos por serem mais vulneráveis, já estamos comunicando e pedindo atenção do Ministério Público ao fato”, destacou Charão.

A Semsad realiza fiscalização permanente junto às 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da cidade, quanto ao cumprimento das medidas de uso de EPIs e demais determinações específicas conforme legislação.

Botão Voltar ao topo