Canoas melhora indicadores e amplia horário de supermercados aos domingos

O aumento do número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a adoção de medidas para facilitar o distanciamento social – como os serviços levados às casas de mais de 60 mil cidadãos – melhoraram a situação de Canoas nos índices que determinam as bandeiras do modelo de distanciamento controlado, do governo do Estado. A partir dessa avaliação positiva, a Prefeitura decidiu flexibilizar a abertura dos supermercados aos domingos, que antes podiam funcionar até 13h.

Essa é a primeira ação para retomar a normalidade do comércio local. A região – que chegou a estar perto da bandeira preta há algumas semanas – vive agora um novo momento. A queda do número de internações por coronavírus e síndromes gripais aproximou a cidade da bandeira laranja.

Canoas possui atualmente 104 leitos de UTI adulta – dos quais 20 foram abertos nas duas últimas semanas. A justificativa para a liberação dos supermercados aos domingos se dá, ainda, pela diminuição das hospitalizações em decorrência da Covid-19 e de internações por síndromes respiratórias agudas e graves em UTIs.

O prefeito Luiz Carlos Busato ressalta que a conscientização de todos e o respeito às regras serão determinantes para que não haja necessidade futura de mais restrições. “Desde antes mesmo da chegada do novo coronavírus à cidade, tomamos as devidas providências para impedir ao máximo os efeitos da pandemia. Agora, conseguimos colher esses frutos, tendo a diminuição dos índices que, aos poucos, possibilitarão a abertura do comércio. Se houver a colaboração de cada comerciante, empresário, entidade representativa e, sobretudo, da comunidade, Canoas logo voltará à normalidade”, afirma.

Fiscalização

Os canoenses têm desempenhado papel fundamental na denúncia de estabelecimentos que descumprem as normas previstas pelos decretos – atendendo à orientação da Prefeitura, que solicita que as ligações sejam feitas para o número 153.

A vigilância sanitária pode ainda ser acionada através do e-mail vigilancia.saude@canoas.rs.gov.br. No município, as ações de fiscalização são realizadas de forma integrada entre a Diretoria de Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Municipal da Saúde; o Procon Canoas e a Guarda Municipal, ligados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Sair da versão mobile