NotíciasRio Grande do SulSaúde

Caxias: Hemocs fornece plasma convalescente ao Hospital Tacchini

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), também está fornecendo plasma convalescente para o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. Diferente do Hospital Virvi Ramos, o qual possui projeto de pesquisa aprovado na Plataforma Brasil para uso, o Tacchini utiliza o plasma de forma compassiva, ou seja, de forma isolada e a critério do médico assistente, seguindo os protocolos definidos pela instituição, procedimento permitido pelo Ministério da Saúde. Várias linhas terapêuticas estão sendo investigadas para tratamento dos pacientes sintomáticos devido à infecção pela Covid-19 mas, até o momento, ainda não existe um tratamento aprovado e considerado curativo. O Hemocs já disponibilizou 6 bolsas de plasma convalescente para Bento Gonçalves, de três doadores distintos, de Caxias do Sul, Porto Alegre e São José do Herval.

Desde o dia 27 de julho, o Hemocentro, além do bloco sorológico já realizado no sangue doado de forma convencional, passou a testar também para a Covid-19, o que vem possibilitando a seleção de plasma convalescente dos doadores de sangue total.

Dessa forma, todo o doador de sangue total pode ser visto como um potencial doador de plasma convalescente. Para comparecer ao Hemocs é preciso estar saudável.

Em respeito ao regulamento técnico que rege os serviços de hemoterapia, o qual indica que a doação deve ser altruísta, anônima e voluntária, não devendo o doador receber remuneração direta ou indireta, o Hemocs não fornece laudo de exames da Covid aos doadores.

As doações precisam ser agendadas por meio do whatsapp (54) 9.99297491. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Botão Voltar ao topo