Rio Grande do SulVale do Sinos

Pró-Sinos e Feevale oferecem curso para formação de professores na área do saneamento básico

Poderão participar docentes que atuam em municípios da Bacia do Rio dos Sinos

A rede de educação ambiental voltada para a preservação da Bacia do Rio dos Sinos em breve ficará ainda mais forte. A partir da parceria entre o Consórcio Pró-Sinos e a Universidade Feevale, será oferecido curso de formação de professores na área do saneamento básico. As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto e podem participar docentes que atuam em escolas localizadas nos municípios da bacia. O curso – online e gratuito – tem duração de 40 horas e começa no dia 19 de agosto.

Publicidade

De acordo com a coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Aline Paez, o curso é resultado da integração entre o Programa Saneamento na Escola – oferecido pelo consórcio e que prevê a implantação de ações educativas e práticas de saneamento no espaço escolar, entre elas a formação de professores –, e o Programa Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos, da Feevale. “É uma ótima oportunidade para os professores enriquecerem seus conhecimentos sobre a Bacia dos Sinos e os serviços de saneamento básico. Ainda temos muita carência de informações sobre esse tema, e a educação ambiental é uma importante ferramenta de mobilização social”, destaca Aline.

O Programa Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos existe desde 2016 e é dividido em duas frentes: o projeto de extensão Vivenciando a Educação Ambiental, que envolve estudantes da rede pública de Novo Hamburgo, e o projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental, para qualificar os professores dos municípios da Bacia do Rio dos Sinos.

Publicidade

Pelo menos 480 alunos de dez escolas já participaram do Vivenciando a Educação Ambiental, e cerca de 300 professores de 11 municípios receberam qualificação pelo Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental. “É o fortalecimento da pauta da educação ambiental dentro da bacia. Muitas entidades trabalham nessa área e vemos que é necessária a articulação para que as ações se fortaleçam”, defende Natalia Aparecida Soares, docente do curso de Ciências Biológicas da Feevale, que participa do programa.

A formação envolve quatro serviços de Saneamento Básico: Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais e Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Serão oferecidas videoaulas e materiais informativos, além de sugestões de atividades para os professores desenvolverem em sala de aula ou na modalidade a distância. Em dias programados, serão realizadas lives para discussão dos temas.

O curso

Serão 20h de encontros pela plataforma Blackboard, da Feevale, e 20h de atividades EaD e produções docentes, com certificação de 40h. Professores que atuam na Bacia do Rio dos Sinos podem fazer sua inscrição clicando aqui. O curso também tem por objetivo a formação dos professores das escolas inscritas no “Programa Saneamento na Escola”, do Consórcio Pró-Sinos, que teve suas atividades presenciais suspensas com a pandemia.

Publicidade
Publicidade
Botão Voltar ao topo