Teleconsulta e Dra. Vida já atenderam milhares de pessoas, em Pelotas

As duas plataformas contribuem com o isolamento social, através de 'consulta' médica sem sair de casa

O momento é de isolamento social, em que a pandemia do novo coronavírus avança e se faz necessário um cuidado maior com a saúde. Como a Covid-19 é uma doença viral e, portanto, capaz de gerar alta taxa de contaminação, qualquer anormalidade na saúde impulsiona a população a procurar atendimento médico, que pode ser feito através do Teleconsulta ou pela Dra. Vida, sem sair de casa.

Enquanto a ciência defende a média de 70%, o município vem registrando entre 45% e 46%, justificativa dos esforços da Prefeitura em impedir aglomerações e exigir medidas de proteção individual, como o uso de máscaras.

Ambos em funcionamento há quatro meses, já atenderam mais de 6,6 mil pessoas: 4.796 pelo Teleconsulta e 1.886 por meio do robô virtual Dra. Vida. Desde maio, as plataformas estão unificadas. A pessoa que acessar a Dra. Vida pelo hotsite e preencher todos os requisitos para a suspeita de infecção pelo coronavírus, deverá informar um telefone para contato a fim de que o 0800 do Teleconsulta seja acionado.

Rede de enfrentamento

Para a prefeita Paula Mascarenhas, a assistência, efetuada por intermédio das plataformas e expressa na grande procura, é muito positiva e inspira a continuação dos serviços pós-pandemia.

“As pessoas conseguem acessar o serviço, buscar uma assistência e uma orientação sem precisar sair de casa, sem se expor. Temos uma expectativa muito grande de utilizar estas tecnologias depois da pandemia”, avalia.
Moradora aprova
A jornalista Cíntia Daniela Pereira usou o Teleconsulta em maio, quando dores na garganta e no corpo, somadas à febre alta, nela e no filho, a assustaram. “O atendimento foi ótimo; a pessoa que atendeu passou calma, experiência e demonstrou interesse”, compartilha.

O fato de se sentir muito segura com o diagnóstico de amigdalite, efetivado diante da conversa, motiva Cíntia a recomendar o serviço. “Venho sempre informando as pessoas sobre o Teleconsulta. Em caso de dúvida ou necessidade, ela deve ligar”, complementa.

Como acessar

Através do 0800 6485 319, o usuário do Teleconsulta tem três ramais de escolha: obtenção de informações sobre síndrome gripal, busca de orientação por quem está com sintomas gripais, e preocupação com a situação. O serviço fica disponível das 8h às 18h, de segunda a segunda-feira.

Já a Dra. Vida pode ser acessada pelo hotsite, na aba Atendimento Online, que permite ao robô virtual, via formulário, melhor encaminhar o paciente para a unidade de saúde adequada.

Sair da versão mobile