Rio Grande do SulSaúde

Patrulha da Máscara percorre pontos de aglomeração em Santa Maria

Ação de prevenção ao coronavírus ocorre em todos os finais de semana em Santa Maria

A intensa movimentação de pedestres em Santa Maria durante este fim de semana exigiu um trabalho intenso das equipes que compõem a Patrulha da Máscara. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura, por meio da integração das Secretarias Municipais, de orientação à população a fim de evitar a propagação do coronavírus. Neste domingo, os esforços foram concentrados em áreas abertas de bairros por causa da grande quantidade de pessoas em parques.

“Apesar de muita gente estar consciente sobre o uso de máscara, percebemos também que tem aumentado a resistência de outros para o uso da proteção. Além disso, com os dias mais quentes, também está se tornando difícil dispersar as aglomerações. Por isso, neste fim de semana, precisamos chamar a Guarda Municipal e a Brigada Militar para ajudar as equipes de forma mais efetiva”, explica o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas.

A Praça do Mallet foi um dos locais com mais registro de aglomerações neste domingo (9). A Guarda Municipal e a Brigada Militar foram acionadas para dispersar grupos que estavam fazendo uso de bebida alcoólica em via pública, o que é proibido por decreto municipal por causa da pandemia de coronavírus. No mesmo dia, equipes da Patrulha da Máscara também estiveram no Parque Itaimbé, nas proximidades do ginásio do Oreco, na Tancredo Neves e em Camobi.

Fotos: João Alves/PMSM

A atuação orientativa também ocorreu na região central de Santa Maria durante o sábado, em função do horário ampliado do comércio por causa do Dia dos Pais. Foi observada grande circulação de pedestres, e a maioria estava usando máscara. Aqueles que estavam sem a proteção ou usando de forma errada eram abordados e orientados sobre a forma adequada de evitar o contágio do coronavírus. Também são emitidas orientações sobre higienização das mãos e das máscaras e sobre a necessidade de manter distanciamento entre as pessoas.

Botão Voltar ao topo