EducaçãoRio Grande do Sul

Corsan participará de curso para formação de professores oferecido pelo Pró-Sinos e pela Feevale

Por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Companhia Riograndense de Saneamento apresentará atividades do portal H2OJE

Promovido pelo Pró-Sinos e a Feevale, por meio do Programa Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos, o Curso de Formação de Professores na área do saneamento básico ganhou mais um importante parceiro. A Corsan, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vai participar das atividades apresentando o H2OJE – sistema integrado que reúne informações e alerta sobre sustentabilidade hídrica. As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto e podem participar docentes que atuam em escolas localizadas nos municípios da bacia do Rio dos Sinos. O curso, online e gratuito, tem início no dia 19 de agosto e duração de 40 horas.

No portal H2OJE estão disponíveis atividades como jogos interativos e propostas pedagógicas para os professores desenvolverem com o público infantil, fomentando a aprendizagem de maneira lúdica e divertida. A ideia é trabalhar a transformação cultural, voltada para o meio ambiente e direcionada às crianças. “É um material muito rico. Ajudará bastante os professores neste momento em que todos estão se adaptando às atividades a distância”, destaca Nadine Vergara Schorr, assistente de Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan.

A série animada Patrulha da Água pode ser acessada no portal. Em oito episódios, a criançada vai conhecer a história de Leo, Nina e Joca (peixinho), numa jornada para despoluir o rio da sua cidade. Cada capítulo terá um plano pedagógico de acordo com o tema abordado. Os professores terão ainda contato com o projeto Juntos em Casa, que conta com cards sobre o tema da Patrulha da Água. Para completar, vão saber mais sobre o aplicativo H2OJE com jogo interativo de cuidados com peixinhos e um quiz.

Na abertura do curso, a Corsan também participará compartilhando a sua visão sobre a importância da educação ambiental e os projetos que vem desenvolvendo na área. A formação envolve quatro serviços de Saneamento Básico: Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais e Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Serão oferecidas videoaulas e materiais informativos, além de sugestões de atividades para professores desenvolverem em sala de aula ou na modalidade a distância. Em dias programados, serão realizadas lives para a discussão dos temas.

O curso

Serão 20h de encontros pela plataforma Blackboard, da Feevale, e 20h de atividades EaD e produções docentes, com certificação de 40h. Professores que atuam na Bacia do Rio dos Sinos podem fazer sua inscrição clicando aqui. O curso também tem por objetivo a formação dos professores das escolas inscritas no “Programa Saneamento na Escola”, do Consórcio Pró-Sinos, que teve suas atividades presenciais suspensas com a pandemia.

Botão Voltar ao topo