Rio Grande do Sul

UBS Jardim Planalto, em Esteio, suspende atendimentos odontológicos de urgência

A partir de amanhã (12), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Planalto, em Esteio, não vai mais oferecer atendimentos odontológicos de urgência. A medida se faz necessária para evitar a aglomeração de pessoas na sala de espera ou na frente da UBS, o que é desaconselhável em razão da pandemia da COVID 19 (novo coronavírus).

Pacientes da região que necessitarem de consultas urgentes com dentista devem buscar a UBSs Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret). A UBS Nickolas Gomes (Centro) e o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) seguem atendendo demandas urgentes com odontologistas – veja horários e endereços abaixo.

Os atendimentos eletivos (agendados) de dentistas foram suspensos a partir de uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida para evitar a propagação da COVID 19. A geração de aerossóis (pequenas partículas de saliva que pode conter o novo coronavírus) no ambiente de trabalho acaba colocando em risco a equipe e o paciente. Com isso, todas as UBSs com salas odontológicas suspenderam os atendimentos. As urgências foram centralizadas no Cias, na UBS Centro e na UBS Jardim Planalto – agora transferidas para a UBS Parque Claret.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que a UBS Parque Claret passou por uma recente reforma, e tem duas cadeiras odontológicas disponíveis. O novo local será melhor para a população, uma vez que a unidade tem uma recepção maior e mais odontólogos disponíveis.

Quando passar a pandemia, todas as UBSs que oferecem serviços odontológicos voltarão a atender consultas eletivas e de urgência.

Atendimentos odontológicos urgentes em Esteio:

UBS Dr. Paulo J. L. Borges – Parque Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347)
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

UBS Nickolas Gomes – Centro (Rua Fernando Ferrari, 948
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Centro Integrado de Atenção em Saúde – Cias (Travessa Mario Cutruneo, 48 – Olímpica)
Horário: Segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 20h

Botão Voltar ao topo