Porto Alegre

Projeto Viva o Centro a Pé, de Porto Alegre, é indicado à premiação nacional

O projeto Viva o Centro a Pé, de Porto Alegre, foi um dos indicados do Rio Grande do Sul para a etapa nacional do 33º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A premiação, de caráter nacional, é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987 em reconhecimento às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

Promovido pela Coordenação da Memória Cultural (CMC) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o projeto é realizado há dez anos com o objetivo de ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre a história de Porto Alegre e seu patrimônio cultural por meio de caminhadas orientadas por especialistas. Teve início em 2006 com a coordenação do arquiteto Glênio Bohrer e da socióloga Liane Klein e, atualmente, é coordenado e executado pelo Centro de Pesquisa Histórica, equipamento vinculado à CMC.

Em 2018, o projeto desdobrou-se no Viva Porto Alegre a Pé como forma de diferenciar os roteiros realizados fora do perímetro central da cidade e, em 2019 contou com um evento específico para crianças chamado Porto Alegre na Palma da Mão.

De 2018 a 2019, foram realizados mais 25 eventos com quase 2.500 participantes, orientados por 21 especialistas. Foram criados mais de quarenta roteiros e, devido à crescente demanda, passou a contar com duas edições mensais, quando chegou a reunir grupos de mais de 200 pessoas. No total, mais de 40 especialistas conduziram as caminhadas para grupos formados por pessoas de todas as idades vindos de Porto Alegre e de fora da Capital.

Próxima edição – Sábado,15, às 10h – Viva o Centro a Pé Virtual Viaduto Otávio Rocha: Projeto e Obra

Passeio virtual sobre o projeto e obra do Viaduto Otávio Rocha, bem tombado municipal, cujo projeto foi de grande impacto urbanístico na cidade nos anos 20 do século passado. Atividade pode ser conferida por este link.
Orientador: Lucas Volpatto

Botão Voltar ao topo