Rede de Cuidados Territoriais impulsiona o enfrentamento à covid-19 em Passo Fundo

A Rede de Cuidados Territoriais é uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo (UPF) criada para impulsionar as ações de combate ao coronavírus e seus impactos. As atividades iniciaram este mês e já atenderam mais de 400 pessoas e 100 famílias.

A equipe da Secretaria de Saúde e a UPF, por meio de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia e Residência Multiprofissional em Saúde, oferecem essa rede de cuidado territoriais para o enfrentamento à covid-19, com o objetivo de desenvolver ações territoriais que visem o enfrentamento da pandemia, considerando as dimensões que envolvem o conceito ampliado de saúde e potencializando as ações da atenção básica.

“As equipes atuam em territórios de risco como as ocupações e bairros de maior vulnerabilidade social. Só no Valinhos foram visitadas 65 famílias”, afirmou a secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves. Entre os bairros atendidos estão também Zachia, Entre Rios e Integração (unidades do Jaboticabal e Adolfo Groth).

As ações da rede específicas para a pandemia são: realizar buscas nos territórios selecionados para rastrear pessoas com sintomas gripais, casos de covid-19, contatos e possíveis cadeias de transmissão; rastrear e priorizar a abordagem às pessoas de risco; trabalhar o território de forma a considerar e reconhecer a maior vulnerabilidade social e emergencial do município; promover ações em parceria com a vigilância epidemiológica; oferecer o encaminhamento mais adequado para cada caso/situação, de acordo com os protocolos municipais, incluindo a realização de diagnóstico da população e realização de testes; usar ferramentas que possibilitem o monitoramento de casos suspeitos e/ou confirmados de modo a acompanhar a sua situação e oferecer segurança ao paciente e familiar; e fortalecer as orientações e medidas de prevenção, monitoramento e controle da covid-19.

Sair da versão mobile