Rio Grande do Sul

Feira da Estação inaugurou no último sábado em Capela de Santana

A Feira da Estação inaugurou no último sábado (22) em Capela de Santana. Em espaço localizado no bairro Estação, na região central, sete famílias de produtores comercializarão semanalmente produtos diversos como hortaliças, frutas, legumes, ovos, mel, conservas, peixes congelados e queijos, entre outros. Além dos agricultores, a Associação dos Artesãos de Capela de Santana (Artecaps) – uma das promotoras da feira, ao lado da Emater/RS-Ascar e da Secretaria de Agricultura – ofertará peças variadas de artesanato.

Em meio à pandemia os participantes têm adotado todas as medidas de segurança para reduzir as possibilidades de contágio pela Covid-19, como uso de máscara, respeito ao distanciamento social e utilização de álcool gel. “Na realidade havia dúvidas sobre se deveríamos ou não retomar a feira, mas os agricultores sinalizaram de forma positiva”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Maciel, que lembra que esta não é a primeira vez que Capela de Santana promove uma iniciativa do tipo.

O extensionista cita como exemplos as experiências com as feiras que foram realizadas no ginásio municipal em 2017 e na praça em 2018. “Ambas não emplacaram por não alcançarem um público mais satisfatório, apesar de terem sido muito bem organizadas”, explica Maciel. A proximidade com o centro da cidade pode ser o diferencial, em um espaço que se pretende plural, de construção social, para além da simples “venda de produtos”. “A ideia é fazer com que feirantes e consumidores estreitem laços, dialoguem, promovam a convivência e a integração”, analisa.

Se depender do bom resultado alcançado no último sábado, a expectativa é das melhores possíveis. Para a produtora de orgânicos Ivanir Zirbes, a feira constitui-se em uma forma a mais de comercializar diretamente ao consumidor. “Esperamos que ela possa crescer, se fortalecer ainda mais”, pontua. Para Maciel, a feira livre tem potencial, inclusive, para ser ampliada, transformando-se em um espaço de promoção da cultura com eventos, shows e outras atividades, que possam ir para além da importante ação de segurança e soberania alimentar.

Dúvidas podem ser tiradas com a equipe da Emater/RS-Ascar de Capela de Santana, que atua de forma vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Botão Voltar ao topo