Há uma semana, pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 com pneumonia viral em Venâncio Aires estão recebendo atendimento domiciliar de enfermeiros e técnicos de enfermagem. A ação busca diminuir o fluxo de internações no Setor de Isolamento do Hospital São Sebastião Mártir evitando uma superlotação do local.
O acompanhamento a domicílio é realizado a pacientes estáveis hemodinamicamente, sem comorbidades graves, com pneumonia leve diagnosticada na tomografia e sem necessidade de oxigênio complementar. Os profissionais da saúde realizam as visitas diariamente, para realizar a aplicação de medicação como anticoagulantes, anti-inflamatório, corticoides, verificar sinais vitais.
No momento, são 15 pessoas já estão cadastradas e recebem o apoio profissional em sua residência. Destes, 5 pacientes já foram liberados.
Os pacientes atendidos a domicilio são definidos por critérios médicos após avaliação e resultados de exames. Os fluxos de encaminhamento ainda estão sendo definidos pela equipe.