Farroupilha realizou a abertura oficial da Semana da Pátria

Nesta segunda-feira (31), Farroupilha realizou a abertura oficial da Semana da Pátria com o acendimento do Fogo de Conselho, organizado junto à sede do Grupo Escoteiros Guaracy 78.

Em função da pandemia, este ano as cerimônias voltadas à Pátria serão realizadas de maneira diferente, destacando a simbologia e a cultura da data, no entanto evitando ações de aglomerações, preservando assim a segurança de todos os envolvidos.

Neste contexto, a guarda do Fogo Simbólico, tradicionalmente feita pelos grupos de escoteiros não ocorrerão e o desfile cívico, a exemplo de outros municípios, não será realizado.

Nesta terça-feira, 1º de setembro iniciaram o Hasteamento e Arriamento das Bandeiras, na Praça da Emancipação. As cerimonias estão programadas para acontecerem durante a semana às 9h e às 16h.

Na ocasião, o prefeito Pedro Pedrozo e o secretário municipal de Educação Vinícius Grazziotin De Cezaro falaram sobre a importância de conservar as tradições cívicas e o patriotismo, ressaltando que mesmo neste período de transformação e reavaliação as raízes culturais devem ser preservados.

Neste ano, a Liga da Defesa Nacional, entidade que recomenda o tema norteador das atividades comemorativas Pátrias, definiu como tema: “Hino nacional Brasileiro”. Como tema estadual destaque para a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial, que incluiu a Força Expedicionário Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o grupo de caça “Senta a Pua” e seus pilotos.

E, no município o tema escolhido foi: “Transformar a nossa Pátria, reinventar o nosso cotidiano: um aprendizado para o nosso tempo”.

Sair da versão mobile