Objetivando saber a intenção dos pais de Veranópolis, a Rede Municipal e Particular de Ensino, encaminhou uma pesquisa em formato de formulário eletrônico para as famílias de estudantes de 4 a 17 anos.
Na rede municipal, ainda foi encaminhada a pesquisa junto às famílias com filhos nas idades de 0 a 3 anos, período da Educação Infantil, etapa creche.
São 3.360 matrículas nessas duas redes de ensino. Dessas, 3.013 pais responderam o questionário, significando 89,7% de retorno da pesquisa.
Os resultados apontam para 83% das famílias favoráveis a mantença dos filhos em casa, recebendo ensino remoto/híbrido até o final do ano letivo de 2020.
Outro dado significativo foi que, na rede municipal, a pesquisa com pais de 0 a 3 anos recebeu 97% de participação das famílias e as respostas também evidenciaram 83% de preferência dos responsáveis em manter as crianças em casa.
Uma decisão tão importante, de retomar as aulas presenciais num período de pandemia, não poderia acontecer sem a participação da comunidade, dos pais, que são os maiores interessados na educação dos filhos. Assim sendo, o desejo das famílias, expressando sua opinião, subsidia a decisão gestora do município quanto ao andamento do ano letivo de 2020.
Frente à realidade apresentada, as aulas presenciais em Veranópolis permanecerão suspensas, continuando com a organização de atendimento ao aluno já estabelecida pelo município.