Todos os anos, o mês de setembro sempre combinou com churrasco, roda de chimarrão, reunião de amigos e desfiles para lembrar a Revolução Farroupilha. É nesse período do ano que os gaúchos reafirmam as tradições, os valores e o orgulho do seu Estado. Em 2020, no entanto, as celebrações precisaram se adaptar em função da pandemia, mas nem por isso o momento deixará de ser especial.
Em uma programação online promovida pela Schin e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, milhares de pessoas poderão acompanhar a Semana Farroupilha Virtual – Orgulho de Ser Gaúcho direto de suas casas. Este é o primeiro aporte da marca num projeto incentivado, gerando emprego e renda ao passo que difunde e exalta a cultura local.
“Este ano, tudo acontecerá de uma forma um pouco diferente, mais virtual e mais conectado do que nunca. Será uma grande homenagem a todos os gaúchos e ao 20 de setembro”, destaca Fernando Ligório porta-voz da As Gestão e Marketing, empresa do grupo Voe Ideias.
A websérie Orgulho de Ser Gaúcho terá apresentação do jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, que faz um resgate histórico das origens do orgulho gaúcho. As lives com artistas mostrarão a diversidade da música regional, e as entrevistas do Programa Nossa Tradição destacarão os hábitos e costumes. A proposta será conectar os gaúchos com as suas raízes e com o orgulho do RS.
“A Semana Farroupilha é um momento especial para o Rio Grande do Sul. Apesar do ano atípico que estamos vivendo, esse é o momento no qual a população se une para celebrar sua paixão e o orgulho de ser gaúcho, e isso se conecta muito com Schin. Somos uma marca que sente orgulho das origens dos nossos consumidores. Estar presente em momentos como esse é muito importante para nós”, comenta Priscila Fins, gerente de marketing de Schin.
Toda a programação pode ser acompanhada pelo Facebook (https://www.facebook.com/semanafarroupilhavirtual) , pelo canal do YouTube (www.youtube.com/semanafarroupilhavirtual), e pelo Instagram (@semanafarroupilhavirtual).
Lives Semana Farroupilha
O Bolicho Schin que ficava no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, foi recriado em um novo espaço, com todos os cuidados necessários, reproduzindo a atmosfera do local e de seus piquetes. O espaço mais gaudério terá uma programação especial no próximo final de semana, e a apresentação ficará a cargo da radialista Anelise Severo, considerada uma das principais intérpretes da sua geração.
Nos dias 19 e 20 de setembro, a Schin vai reunir grande parte dos maiores nomes da música tradicionalista gaúcha. Entre os artistas que vão animar a programação estão o cantor Baitaca, autor do sucesso “Do Fundo da Grota”, e o Gaúcho da Fronteira, que ganhou repercussão nacional com suas músicas bem humoradas e dançantes.
Raízes da tradição
Para lembrar os hábitos e costumes, também foi produzido o programa Nossa Tradição, comandado pelo radialista e youtuber Lucas Negri. Ele conversou com nomes consagrados do meio regional sobre diversos assuntos ligados à tradição: do bom churrasco ao modo de preparo de um mate, passando pelas raízes do tradicionalismo, entre outros temas. No total, são seis episódios que estarão disponíveis nos canais digitais do evento.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.
Serviço:
Programação das lives:
Dia 19 (sábado)
17h — Os Fagundes
18h20 — Baitaca
19h40 — Tchê Garotos
21h — Tchê Guri
Dia 20 (domingo)
10h – Cesar Oliveira e Rogério Melo
11h — João Luiz Correa
12h20 — Gaúcho da Fronteira
13h40 — Joca Martins
15h — Os Serranos
Programação Websérie:
Episódio 1 — Baitaca e a Tradição do Churrasco
No Rincão dos Pintos, na região missioneira, o cantor conta como fazer um churrasco bem bagual.
Episódio 2 — Gaúcho da Fronteira e a Tradição do Chimarrão
Em seu sítio, em Eldorado do Sul, o grande nome da música gaúcha explica o que não pode faltar em um bom amargo.
Episódio 3 — João Luiz Corrêa e a Tradição que vem a Galope
Apaixonado por cavalos, o autor de “Bagual Corcoveador” fala sobre a importância desses animais na formação do Rio Grande e na história da cultura gaúcha.
Episódio 4 — César Oliveira e as Raízes da Nossa Tradição
Artista renomado e atual vice-presidente do MTG, César Oliveira explora os porquês da cultura gaúcha em toda a sua riqueza — desde a pilcha até os diferentes tipos de gaúchos.
Episódio 5 — Bagre Fagundes e o Canto Alegretense
O patriarca d’Os Fagundes conta como surgiu um dos hinos informais do Rio Grande e explica por que o orgulho de ser gaúcho é uma tradição que vem de família.
Episódio 6 — Edson Dutra e os Caminhos do Tradicionalismo
O criador de Os Serranos revive a história da gaita e mostra que não há distanciamento capaz de desconectar os gaúchos de suas paixões.