Rio Grande do Sul

Esteio inicia décima fase de testes e entrevistas do projeto GPS COVID

Iniciou nesta manhã (21), a décima fase de testes e entrevistas do projeto GPS COVID Esteio, que identificará, com base em dados do Município, um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus SARS-COV2, causador do novo coronavírus (COVID-19).

Assim como nas fases anteriores, a proposta é que mais 500 esteienses participem desta etapa da pesquisa, que seguirá até quarta-feira (23). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal com quatro instituições gaúchas de ensino superior (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Unisinos e Feevale), envolvendo cerca de 50 pesquisadores.

Para a realização da pesquisa, iniciada no dia 18 de maio, os 13 bairros de Esteio foram subdivididos em 149 setores, cada um com 177 domicílios em média. Destes setores, 31 são escolhidos por sorteio. Neles, os pesquisadores definem, aleatoriamente, as casas onde as coletas serão feitas. Durante a visita às moradias, os integrantes do estudo, através de um aplicativo desenvolvido especialmente para ação, aplicam um questionário com o objetivo de identificar se os residentes apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como informações sobre saúde, renda, cor da pele e idade, entre outros dados.

Além disso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida em todos os moradores da casa, coletando uma pequena amostra de sangue. A taxa de participação na pesquisa tem sido de 90% dos moradores de cada residência. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, são tabulados e analisados com auxílio de algoritmos e modelos matemáticos complexos, e apresentados para a Administração Municipal, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus. Pacientes que testem positivo para a doença recebem acompanhamento especial.

No total, nove fases do estudo já foram efetuadas (de 18 a 20 de maio, de 1º a 3 e de 15 a 17 de junho, de 29 de junho a 1º de julho, de 13 a 15 de julho, 27 a 29 de julho, 10 e 11 de agosto, 24 e 26 de agosto e 8, 9 e 10 de setembro). Até a oitava rodada cerca de 4.257 testagens rápidas foram realizadas, com a confirmação de 86 casos de COVID-19. Os dados da nona etapa ainda estão sendo tabulados. A pesquisa indica uma prevalência de 2,02%, ou seja, um caso a cada 49 pessoas. Aplicando este cálculo, Esteio teria um número estimado de 1.681 moradores com a doença, enquanto no dia 26 de agosto os números oficiais apontavam 1.429 pessoas positivadas, mantendo a tendência de subnotificação baixa, com menos de um caso não notificado para cada caso oficialmente registrado.

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até este domingo (20), Esteio registra 2.162 casos confirmados de COVID-19, com 121 pacientes em recuperação, 1.968 curados e 73 óbitos. Outros 87 casos constam como suspeitos e 9.632 foram descartados, com resultado negativo para coronavírus. O Município já realizou mais de 11,8 mil testes para detecção da doença desde março.

Botão Voltar ao topo