Quatro agroindústrias de Bento Gonçalves receberam certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado nesta sexta-feira (18). Participaram da entrega o vice-prefeito, Aido José Bertuol, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandele e o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.
Os empreendimentos certificados foram a Bodegone, no Vale dos Vinhedos, e a Vinhos Speranza, no distrito de Faria Lemos, que elaboram vinho colonial. A BioSabores também é uma vinícola colonial, mas com produção orgânica, e a Casa Leopoldina com a comercialização de massas, também no Vale dos Vinhedos.
Com estas, já são 34 agroindústrias legalizadas no município. Os empreendimentos tiveram apoio da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), desde a análise da viabilidade dos negócios até o acesso a oportunidades de mercado.
O secretário Dorval Brandeli ressaltou que “a busca pela qualificação é crescente, e que ainda existem muitas áreas para serem certificadas. Bento possuí o maior número de agroindústrias do Estado e assim vamos continuar”.
O vice-prefeito Aido José Bertuol destacou “que a valorização das agroindústrias, do produto feito no nosso interior representa muito mais do que a entrega do certificado, são os produtos da nossa cidade ganhando destaque, é qualificação e também novas oportunidades para o turismo”, disse.